No âmbito do Projeto 5 de Cooperação no Domínio da Defesa Portugal-Angola, decorreu no passado dia 22 de novembro de 2024, a visita de Sua Ex.ª o Comandante do Exército Angolano, João Serafim Kitekulo, ao Instituto Superior do Exército (ISE) no Huambo, tendo em vista, entre outras finalidades, verificar o desenvolvimento dos trabalhos do 1.ª Curso de Comando e Estado-Maior – Exército (1.º CCEM-E), que conta com 55 auditores.
A visita, organizada e liderada pelo Comandante do ISE, Tenente-General Eugénio Figueiredo, contou com a participação do Assessor Técnico Temporário do P5, Tenente-Coronel Pedro Monteiro, que esclareceu Sua Ex.ª o Comandante do Exército sobre todos os trabalhos académicos e administrativo-logísticos realizados em proveito da qualidade do ensino no ISE, nomeadamente do 1.º CCEM-E, bem como as principais dificuldades existentes. A visita incluiu o Gabinete da Assessoria Portuguesa, onde foi realçado o esforço do comando do ISE na satisfação das necessidades apresentadas relativas ao ensino e apresentado o novo tema tático criado para as atividades de planeamento militar terrestre na província do Huambo. Seguiu-se a visita às salas de aulas dos auditores do 1.º CCEM-E, que se encontravam divididos em grupos de trabalho, em fase de preparação do jogo da guerra. Os alunos foram sendo interpelados por Sua Ex.ª o Comandante do Exército acerca dos trabalhos desenvolvidos, das dificuldades de adaptação a uma nova doutrina (Ocidental) e nível de satisfação e aprendizagem atingidos.
O Comandante do Exército ficou francamente agradado com o feedback dos auditores e com os produtos de planeamento desenvolvidos, realçando a dedicação e empenho de todos. Agradeceu todo o apoio prestado pela Assessoria Portuguesa no reforço dos conhecimentos técnico-táticos dos auditores e na consolidação do ensino superior militar no ISE, reconhecendo que este apoio da Assessoria Portuguesa reforça em muito a cooperação no domínio da defesa entre Portugal e Angola.