Decorreu no período de 28 de outubro a 08 de novembro de 2024, no Instituto Universitário Militar, a segunda edição do Curso de Planeamento de Atividades de Informação.
Este curso de especialização contou com a presença de oficiais das Forças Armadas Portuguesas nomeadamente um da Marinha, seis do Exército e dois Força Aérea que, ao longo de duas semanas, enriqueceram os seus conhecimentos e competências na área da Operações de Informação. As perícias e competências adquiridas nomeadamente na condução do processo de planeamento de operações, direcionadas para a coordenação de todas as atividades de informação de modo a criar os efeitos cognitivos pretendidos e em apoio aos objetivos da missão, irão contribuir para o exercício de funções de estado-maior no âmbito das Operações de Informação, em quartéis-generais nacionais e internacionais.
Num mundo em que a informação tem a preponderância de influenciar e moldar a dimensão cognitiva, este curso permitiu desenvolver o interesse e focar atenção dos participantes para a relevância da contínua presença e vigilância do Ambiente Informacional, garantindo a sincronização, coordenação das diversas atividades e a monitorização dos efeitos cognitivos criados nas audiências, contribuindo, deste modo, para a amplificação do potencial de combate da Aliança. Paralelamente, constituiu uma oportunidade ímpar para a partilha de experiências e estimular o espírito crítico sobre o contributo das Operações de Informação para o processo de planeamento de operações.
Com conclusão de mais uma edição do Curso de Planeamento de Atividades de Informação, é reforçada a relevância do Instituto Universitário Militar e a sua contribuição para o vetor de desenvolvimento da formação, na edificação de uma capacidade de Operações de Informação em Portugal.