Realizou-se no dia 06 de setembro de 2024, no Instituto Superior de Estudos de Defesa “Tenente-General Armando Emílio Guebuza” na Machava-Maputo, a cerimónia de rendição do Diretor Técnico do Projeto 5 - Ensino Militar - na qual o Tenente-Coronel TABST Hugo Miguel da Mata Ferrão sucedeu ao Tenente-Coronel de Engenharia Paulo Jorge da Silva Ferreira.
A cerimónia foi presidida pelo Comandante do ISEDEF, Exmo. Major-General Freitas Norte que assinalou a cessação de funções do Diretor Técnico cessante - Tenente-Coronel Paulo Jorge da Silva Ferreira - com a entrega de um louvor onde ficaram patentes os seus contributos para a consolidação do Ensino Militar em Moçambique e, consequentemente, para o reforço dos laços de cooperação entre as Forças Armadas Moçambicanas e Portuguesas. Destacou-se o seu empenho no apoio ao planeamento e calendarização dos cursos e atividades do ISEDEF, no apoio à revisão da proposta do Plano do 1.º Curso de Defesa Nacional e à revisão dos Planos do 11.º Curso de Estado-Maior Conjunto (CEMC) e do 13.º Curso de Promoção a Oficial Superior (CPOS), na elaboração de proposta do Plano do Curso de Capacitação de Comandantes de Batalhão, na Monitorização da edificação das plataformas académica Moodle e do Sistema de Gestão do Acervo Bibliotecário e na capacitação do Corpo Docente do ISEDEF para a organização e condução de Exercícios de Postos de Comando (CPX) nas vertentes de Exercícios no Mapa com Jogos de Guerra.
Foi de seguida apresentado o novo Diretor Técnico do Projeto 5, o Tenente-Coronel Hugo Miguel da Mata Ferrão, que salientou a importância do Projeto para o Instituto Universitário Militar, enquanto instituição de referência no contexto internacional no âmbito da valorização das ciências militares.
A cerimónia contou com a presença de oficiais pertencentes à estrutura de Comando do ISEDEF assim como do assessor da cooperação do Brasil no ISEDEF, o Capitão-de-mar-e-guerra Itamar da Silva dos Santos.