No dia 12 de agosto de 2024, realizou-se o Brífingue da Decisão, inserido no Processo de Planeamento de Operações da disciplina de Operações Conjuntas e Combinadas, ministrada ao 11.º Curso de Estado-Maior Conjunto, no Instituto Superior de Estudos de Defesa “Tenente-General Armando Emílio Guebuza”.
O Brífingue da Decisão teve lugar no auditório menor do ISEDEF onde, para além dos discentes do 11.º Curso de Estado-Maior Conjunto, estiveram também presentes os elementos da CDD portuguesa do Projeto 5 e da Cooperação brasileira. Assistiram também oficiais e docentes da estrutura de Comando do ISEDEF, tendo sido presidido pelo Vice-Comandante para a Área Académica e Cívico-Patriótica que simulou o papel do Comandante da Força Tarefa Conjunta.
Este evento consistiu na culminação de um processo focado no desenvolvimento de competências de planeamento de operações ao nível operacional, tendo como enquadramento um contexto de contrainsurgência com paralelismo à situação vivenciada nas províncias setentrionais de Moçambique, em especial Cabo Delgado. No final houve oportunidade de tecer algumas críticas, tendo-se parabenizado os discentes pelo seu esforço e evidente evolução ao longo deste percurso, mas também a equipa de assessoria que conseguiu transmitir os seus conhecimentos e experiência operacional para uma temática tão necessária para os atuais desafios de segurança que Moçambique ainda enfrenta.
Este evento constituiu mais um passo para a capacitação do corpo discente do ISEDEF e futuros oficiais de estado-maior, exprimindo o comprometimento e o contributo do Instituto Universitário Militar para a valorização das Ciências Militares e para o reforço da credibilidade do Ensino Superior Militar em Moçambique.