No âmbito das atividades da Direção Pedagógica da Academia Militar Marechal Samora Machel (AMMSM) – Nampula, realizou-se nos passados dias 24 e 25 de abril o 1º Seminário Técnico-científico de Administração Militar.
O evento decorreu sob o lema "Racionalizar a gestão de pessoas, recursos financeiros e materiais para melhor servir as FADM", e foi transmitido também via online, sendo assim possível a participação de preletores por via telemática.
O discurso de abertura foi proferido por S. Exa. Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, Almirante Joaquim Mangrasse, que destacou os desafios estruturantes da situação financeira, caracterizada através da globalização.
O processo de preparação deste Seminário durou sensivelmente um ano a concretizar, tendo envolvido os ramos e órgãos de subordinação central das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, mas também elementos do Departamento de Ciências Económicas e Jurídicas da AMMSM, outros oficiais da estrutura de Comando e a Cooperação no Domínio da Defesa portuguesa. A Academia Militar portuguesa participou no evento através de uma preleção num dos painéis, subordinada ao tema “ Sobre a Gestão de Recursos Humanos no Ensino Superior Público Militar: o caso dos docentes militares na Academia Militar”.
Participaram no seminário vários oficiais, sargentos e estudantes do terceiro ano da especialidade da Administração Militar.
Para além de se ter revelado importante para o output científico da AMMSM, este seminário constituiu mais um valioso contributo do Projeto 5 para a capacitação daquele estabelecimento de ensino superior militar na organização de eventos de alta visibilidade, reforçando, mais uma vez, o comprometimento do Instituto Universitário Militar com o desenvolvimento do Ensino Superior Militar em Moçambique.