Tenente-coronel Art

Diogo Lourenço Serrão

Investigador

No Centro de Investigação do(a) como

ORCID: https://orcid.org/

Ciência Vitae ID:

Síntese Curricular

É mestre em Ciências Militares (especialidade Artilharia) pela Academia Militar; pós-graduado em Ciências Militares – Segurança e Defesa (Curso de Estado-Maior Conjunto) pelo Instituto Universitário Militar e em Seleção de Recursos Humanos pela Universidade Lusófona. Como formação complementar na área das ameaças híbridas, destaque para o NATO Countering Hybrid Threat Course na NATO Special Operations School em Chièvres, Bélgica.
Ao longo da sua carreira, desempenhou funções:
- De Comando: no Regimento de Artilharia n.º 4, como Comandante da Bateria de Tiro e da 2ª Bateria de Bocas de Fogo da Brigada de Reação Rápida entre 2005 e 2006, no Centro de Tropas de Operações Especiais, como Comandante do Grupo de Operações CHARLIE e DELTA entre 2008 e 2010 e na Academia Militar, como Comandante da 3ª Companhia de Alunos, entre 2011 e 2013.
- De Estado-Maior: no Regimento de Artilharia nº 4, como Chefe da Secção de Pessoal, entre 2015 e 2016 e Chefe da Secção de Operações, Informações e Segurança, em 2017.
- De Docência: na Área de Ensino Específico do Exército, como professor dos Cursos de Promoção a Oficial Superior e dos Cursos Avançados de Planeamento Militar Terrestre, a partir de 2019.
Da sua experiência profissional faz ainda parte, a participação como Comandante do Destacamento de Operações Especiais em 2008 no Teatro de Operações do Kosovo; Advisor do Special Operations Directorate no Teatro de Operações do Afeganistão em 2017, Assessor Técnico Permanente e Diretor Técnico do Projeto nº 5 da Cooperação Militar entre Portugal e Angola em 2022.
Tem participado em seminários e conferências, de âmbito nacional e internacional, no quadro da NATO e do Centro de Excelência para o Combate a Ameaças Híbridas em Helsínquia, Finlândia; e é Investigador Integrado do Centro de Investigação e Desenvolvimento do IUM. Foi, no quadro das ameaças híbridas, representante do Ministério de Defesa Nacional no Grupo de Redação do Documento Nacional para o combate a ameaças híbridas e tem participado como conferencista na Pós-Graduação em Conflitos Armados e Direitos Humanos Centro de Direitos Humanos, uma parceria entre o Instituto Universitário Militar (IUM) e o Ius Gentium Conimbrigae/Centro de Direitos Humanos (IGC/CDH). Tem alguns artigos publicados. Presentemente, é professor da área de ensino específico do Exército.

Artigos em publicações do IUM

Exercício “CYBER PHALANX 2021”
Na revista: IUM Atualidade N.º 31 - Exercício “CYBER PHALANX 2021”
 0 | 0
A Arábia Saudita: Dimensões das Intervenções no Grande Médio Oriente Alargado

Na revista: Cadernos do IUM N.º 36 - O “Grande Médio Oriente” Alargado – Volume II
 274 | 86
Forças Armadas Portuguesas e o Nível Conjunto. Situação Atual e Desafios

Na revista: Cadernos do IUM N.º 48 - Estudos Estratégicos das Crises e dos Conflitos Armados
 259 | 80