Coleção Ares N.º 2 - O Potencial do Mar Português: Uma Análise Estratégica

Editorial

Este trabalho tem por objetivo analisar o que tem estado a ser feito para transformar o potencial estratégico da plataforma continental de Portugal em Poder Nacional, procurando identificar os fatores de transformação inerentes a essa mudança.
A localização geográfica de Portugal […] torna a presença do mar incontornável na história de Portugal, e dá sentido à afirmação que a relação secular de Portugal com o mar é uma contingência geográfica. […]. Contudo, com o fim do império, Portugal encerrou um ciclo estratégico que havia iniciado no reinado de D. Dinis, através do desenvolvimento da marinha e do comércio marítimo. Aquele, que até esse momento, havia sido um dos elementos de coesão nacional, foi relegado para segundo plano nas opções estratégias portuguesas, o que se terá ficado a dever a diversos fatores. […]. Na atualidade, existem evidências que indicam que Portugal está a entrar num novo ciclo de aproximação ao mar. O ponto de viragem na trajetória até então seguida foi a ratificação, em 1997, da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), pois veio a lançar novos desafios e oportunidades que importa não desperdiçar.

Artigos

O Potencial do Mar Português: Uma Análise Estratégica

Resumo

A localização geográfica de Portugal, cujo território continental se encontra situado na extremidade sudoeste da Península Ibérica, fazendo fronteira a norte e a leste com a Espanha, único país vizinho e com uma dimensão territorial cerca de cinco vezes superior, e a sul e a oeste com o Atlântico, um vasto oceano sobre o qual se encontra debruçado, torna a presença do mar incontornável na história de Portugal, e dá sentido à afirmação que a relação secular de Portugal com o mar é uma contingência geográfica. Este posicionamento confere-lhe uma situação periférica em relação ao espaço europeu mas, simultaneamente, uma posição de centralidade, se considerado o espaço euro-atlântico. A geografia moldou o passado, condiciona o presente e certamente influenciará o futuro do país.

Palavras-chave

Território Marítimo Português, Plataforma Continental, Potencial Estratégico, Poder Nacional.

Autor(es) (*)

Avatar Jaime Carlos do Vale Ferreira da Silva
 161 | 84

(*) NOTA: A ordem alfabética de apresentação dos autores pode não corresponder à ordem formal que se encontra no artigo.