Coleção Ares N.º 6 - Casos de Liderança em Contexto Militar: A prática à luz da teoria

Editorial

A presente obra - «CASOS DE LIDERANÇA EM CONTEXTO MILITAR: A PRÁTICA À LUZ DA TEORIA» - proporciona uma muito valiosa análise de significativas experiências vividas por militares em complexos contextos de atuação, que contribui para o aprofundamento do conhecimento da Liderança, quer em contexto militar, quer em geral. 
A Liderança ocupa um lugar de destaque na formação das sucessivas gerações de militares e está na génese da arte de comandar. As ações de comando envolvem a capacidade de influenciar o comportamento humano, ganhando a confiança dos soldados de modo a alcançar objetivos comuns e eticamente aceitáveis. Se por um lado é reconhecida a sua relevância para as organizações em geral, para a instituição militar é de extrema importância, porque está em causa a vida humana. Dado que o comando integra componentes de liderança e de gestão, exige-se ao comandante que seja simultaneamente um planeador e gestor de meios, bem como um exemplo e um líder de vontades, capaz de mobilizar os seus homens de modo a obter resultados de excelência. 
A instituição militar cumpre as suas missões em contextos geoestratégicos e político-militares cada vez mais amplos, que devem ser abordados como sistemas abertos, o que implica crescentes níveis de adaptação dos que nele operam. Assim, desenvolver a futura geração de líderes é o desígnio de qualquer comandante, para que se consiga uma instituição mais preparada para fazer face aos múltiplos desafios do futuro.
CASOS DE LIDERANÇA EM CONTEXTO MILITAR: A PRÁTICA À LUZ DA TEORIA constitui um dos produtos do projeto do Centro de Investigação de Segurança e Defesa do IESM (CISDI), intitulado “Desenvolver a Futura Geração de Lideres Militares: Desafios e Imperativos”. Ao longo de 3 anos, foram realizados trabalhos de investigação que envolveram uma população-alvo de alunos do Curso de Estado-Maior Conjunto (CEMC), incluindo elementos dos três Ramos das Forças Armadas e da Guarda Nacional Republicana, bem como de Países Amigos e Aliados (da Alemanha, de Angola, do Brasil, de Espanha, de Moçambique e dos EUA). Assim, este livro integra experiências muito heterogéneas, em contextos diferenciados, que reflectem cerca de duas décadas de experiência profissional.
Os vinte e um casos de liderança aqui apresentados mostram, de forma descomplexada, como os líderes enfrentam os múltiplos desafios em contexto militar adverso. A experiência militar, vivida, refletida e apresentada na primeira pessoa, é relevante para todas as organizações que competem em ambientes voláteis, ambíguos e que enfrentam a incerteza. A experiência em contexto militar constitui o fundamento para uma discussão mais refletida sobre os cenários que os comandantes e as suas lideranças enfrentam no dia-a-dia, com vista a uma preparação mais estruturada e eficaz para lidar com futuros desafios.
A metodologia utilizada recorre a modelos teóricos consolidados para estudar casos reais, que podem ser convertidos em modelos com aplicabilidade em cenários semelhantes. 
O livro inicia-se com uma análise aprofundada dos desafios e da especificidade da liderança militar, organizando-se em cinco partes estruturantes, que vão desde os aspetos individuais dos líderes, nomeadamente a sua personalidade, à liderança em equipas e fatores que determinam o seu sucesso, analisando ainda a liderança em condições extremas e em ambientes multiculturais diversos.
Decorrente da diversidade de papéis, cenários e culturas, os líderes militares e organizacionais, são convidados a mudar o paradigma da liderança, focada inicialmente nos traços de personalidade (e.g., a teoria do «Grande Homem», definida por Carlyle), para uma lógica da partilha, centrada na liderança de equipas. Temas como a sensibilidade para a diversidade cultural e a negociação serão cada vez mais uma pré-condição para uma liderança efetiva.
Este trabalho académico interliga de forma original, a teoria e a prática, fornecendo motivos de reflexão sobre o treino e o desenvolvimento da futura geração de líderes, pelo que é aconselhada a sua leitura e estudo a todos os académicos, profissionais e especialistas que se interessam pelo tema da liderança.

Lisboa, em 21 de julho de 2015

Tenente-General Rui Manuel Xavier Fernandes Matias
Diretor do Instituto de Estudos Superiores Militares

Artigos

Liderança em contexto militar: uma visão geral dos desafios

Resumo

Neste capítulo, além de apresentada uma súmula das várias abordagens da liderança, é feita a contextualização do campo de aplicação da liderança militar, onde são apontados os desafios que se lhe colocam e que a tornam distinta da liderança empresarial. O desenvolvimento da liderança dos líderes militares deve ser suportado teoricamente e empiricamente por estudos que sustentem os resultados ao nível da eficiência e dos resultados alcançados, sendo a sequência de casos apresentados neste livro um bom exemplo disso mesmo.

Palavras-chave

Liderança militar.

Autor(es) (*)

Avatar António José Palma Esteves Rosinha
Avatar Luís José Sameiro Matias
 192 | 175
Liderança em Situações Extremas - Reação a um ato terrorista armado

Resumo

Neste capítulo é abordada e analisada a reação a um ato terrorista armado perpetrado no país Basco. Para o efeito, a ação dos militares da Guardia Civil e em particular do Comandante, são analisadas tendo por base um modelo de análise de liderança em contexto extremo. A resposta da liderança adaptativa ao nível de severidade da situação resulta da interação das cinco dimensões do contexto extremo. A resposta da liderança adaptativa ao nível de severidade da situação resulta da interação das cinco dimensões do contexto extremo (localização temporal, magnitude das consequências, probabilidade das consequências, proximidade física e psicossocial e forma de ameaça) agravada pela ação dos fatores intensificadores e mitigada pela ação dos fatores atenuadores. Neste caso é evidenciada a importância da conceção do quadro mental conjunto para dar resposta a uma situação extrema, em resultado de um ataque terrorista, porém sem colocar em risco a população civil existente na área envolvente.

Palavras-chave

Liderança, Liderança Militar, Terrorista Armado.

Autor(es) (*)

Avatar David Lopes Antunes
Avatar Jorge Manuel Ferreira
Avatar José Gomes de Oliveira
Avatar Paulo Jorge Rainha
Avatar Tomás Garcia Gazapo
 163 | 151
Liderança em Situações Extremas - Liderança militar pós-terramoto no Haiti

Resumo

Neste capítulo é analisada a ação conjunta de duas forças militares no pós-terramoto de Haiti 2010, em que a co-liderança dos dois generais, um brasileiro o outro norte-americano, foi determinante para o sucesso da operação levada a cabo numa situação de extrema dificuldade face ao grau de destruição infligido pela calamidade natural. Para além da incidência nas premissas da liderança partilhada (co-liderança), também é dado especial enfoque na forma como os líderes são capazes de influenciar a resiliência dos subordinados em operações militares de elevado stress.

Palavras-chave

Liderança, Liderança Militar, Pós-terramoto, Haiti.

Autor(es) (*)

Avatar Carlos Manuel Siborro Leitão
Avatar Erlon Pacheco da Silva
Avatar José Eduardo Pinto Conde
Avatar Luís Carlos Gonçalves Rodrigues
Avatar Luís José Sameiro Matias
 174 | 160
Liderança em Situações Extremas - Liderança em combate e sob stress

Resumo

Neste capítulo são apresentados três casos ocorridos em contexto operacional, que resultam na necessidade de responder a ações de emboscada. O primeiro diz respeito ao movimento da Força Nacional Destacada no teatro de operações do Afeganistão. O segundo e terceiro casos envolveram uma secção de Operações Especiais do Subagrupamento ALFA da GNR integrada numa força de Carabinieri destacada no Iraque. O segundo caso diz respeito a uma emboscada ocorrida durante o movimento tático entre dois pontos e o terceiro caso retrata uma operação de resgate de militares de uma patrulha italiana, que ficara cercada em Libeccio. Nos três casos, é analisada a reação da força face a uma situação de emboscada, revelando a importância do treino, da prontidão da resposta e da ação de liderança. para além da aplicação do modelo de liderança em situações se stress extremo, o primeiro caso também é objeto de análise com base nos conceitos de perícia e empatia propostos pelo General Pagonis.

Palavras-chave

Liderança, Liderança Militar, Combate, Stress, Estudo de casos, Afeganistão, "Libeccio", Iraque.

Autor(es) (*)

 124 | 114
Liderança em Combate e Sob Stress - Kosovo: liderança numa situação operacional sob stress intenso

Resumo

Neste capítulo é apresentado um caso de um confronto entre uma força da NATO, da qual fazia parte uma companhia portuguesa, e a população sérvia do Kosovo, motivado por um bloqueio de estrada. É destacada a forma como a robustez do líder, enquanto característica de personalidade, influencia positividade a resiliência dos subordinados, contribuindo para mitigar o efeito dos agentes stressores, que assume especial relevância em situações de elevado stress.

Palavras-chave

Liderança militar, Operações, Stress, Kosovo.

Autor(es) (*)

Avatar Carlos Eduardo Pereira Porto Alegre Rosa
Avatar Jorge Figueiredo Marques
Avatar Manuel António Domingues Carvalho Mateus
Avatar Paulo Daniel Duarte Machado
Avatar Paulo José Neves Correia
 154 | 154
Liderança em Combate e Sob Stress - Liderança sob pressão: análise da operação de salvamento "Vale da Morte"

Resumo

Neste capítulo é analisada a operação de salvamento “Vale da Morte” ocorrida na ilha da Madeira, na qual a tripulação de um helicóptero da esquadra 751 da Força Aérea Portuguesa procedeu ao resgate de um doente em condições limites de segurança. O caso é analisado com base em dois modelos teóricos de liderança em situações de stress extremo, que, além de apresentarem semelhanças entre si, acabam por se complementar um ao outro.

Palavras-chave

Liderança, Liderança Militar, Operações de salvamento, "Vale da Morte", Ilha da Madeira.

Autor(es) (*)

Avatar Eduardo Manuel Fernandes Vaqueiro
Avatar Frederico Guilherme Soares Galvão da Silva
Avatar Simão Pedro da Costa Sousa
Avatar Susana Marina da Conceição Pereira Abelho
Avatar Vítor Miguel Madeira da Costa
 151 | 151
Lidar com a Perda de um Elemento do Grupo - Suicídio nas fileiras: análise de um contexto de liderança através do modelo de liderança complexa

Resumo

Neste capítulo são analisados os antecedentes de um caso de suicídio nas fileiras, com especial enfoque na relevância das redes sociais como meio de deteção de potenciais problemas e de possibilitar a tomada de medidas antecipatórias de natureza preventiva.

Palavras-chave

Militares, Suicídio, Liderança militar.

Autor(es) (*)

Avatar António Rodrigues Gomes
Avatar Luís Miguel Marques Ferreira Cardoso
Avatar Paulo Sérgio de Almeida Rodrigues
Avatar Pedro Miguel Ferreira Cavaleiro
 150 | 150
Lidar com a Perda de um Elemento do Grupo - Lidando com o suicídio de um elemento do grupo: uma experiência real de liderança

Resumo

Neste capítulo é apresentado um caso de suicídio de um elemento do grupo. São abordados os antecedentes, o momento do suicídio e as consequências, designadamente a ação do líder, sob o ponto de vista da liderança adaptativa e da gestão das emoções e dos afetos, de forma a lidar com o episódio traumático e recuperar o moral da equipa na fase subsequente.

Palavras-chave

Militares, Suicídio, Liderança militar.

Autor(es) (*)

Avatar Bertolino Miranda Ferreira
Avatar Gabriel de Jesus Gomes
Avatar Hélder Jorge Prata Pinto
Avatar João Manuel Fiuza Vicente
Avatar José Andrés Campón Dominguez
 150 | 150
Lidar com a Perda de um Elemento do Grupo - Liderança emergente na Guerra do Ultramar: o caso da Companhia de Caçadores Especiais 902

Resumo

Neste capítulo é apresentado um caso vivido na Guerra do Ultramar, que retrata o processo da emergência de um líder informal na sequência da morte do Comandante da Companhia e a forma como foi liderada interinamente a companhia até à tomada de posse do novo Comandante oficialmente nomeado.

Palavras-chave

Liderança militar, Guerra do Ultramar, Companhia de Caçadores Especiais 902.

Autor(es) (*)

Avatar Diogo Almeida e Brito Moreira Dores
Avatar Nuno Alexandre de Sá e Figueiredo
Avatar Paulo Sérgio Salvado Pires
Avatar Ricardo Jorge Dias Lourenço
 150 | 150
Liderança Adaptativa e Transcultural - Operação de uma equipa de forças especiais no Afeganistão

Resumo

Neste capítulo é analisado um caso de uma ação militar combinada de deteção e combate a forças insurgentes no Afeganistão, com o envolvimento das Forças Policiais Afegãs, em que o líder ao ser capaz de ler a situação e adaptar-se às circunstâncias conseguiu envolver e obter o apoio da população local e, deste modo cumprira missão atribuída.

Palavras-chave

Liderança militar, Liderança adaptativa, Liderança transcultural, Operações militares, Forças especiais, Afeganistão.

Autor(es) (*)

Avatar Francisco José de Brito Pereira Cavaco
Avatar Jeremy A. Cooper
Avatar Jorge Manuel Ferreira Nunes
Avatar Nuno Manuel Gomes de Sousa Rodrigues
Avatar Paulo Alexandre Siborro Alves
 140 | 140
Liderança Adaptativa e Transcultural - Gestão de conflitos em contexto multicultural

Resumo

Neste capítulo é analisado um caso de conflito em contexto multicultural, em que a decisão, da direção (de nacionalidade europeia) de uma escola de formação de técnicas policiais, de expulsar um sargento formador afegão, por desrespeito dos direitos humanos, não foi bem acolhida e obteve uma reação de desagrado coletiva e inesperada por parte dos alunos afegãos, obrigando à intervenção mediadora do oficial de ligação, no sentido de acalmar os ânimos e resolver o problema suscitado pelas diferenças culturais.

Palavras-chave

Liderança Militar, Liderança Adaptativa, Liderança Transcultural, Gestão de conflitos, Afeganistão.

Autor(es) (*)

 85 | 85
Liderança na Primeira Pessoa - A fórmula da liderança P*M*D*: caso Marechal António Spínola

Resumo

Neste capítulo é analisado o percurso de vida do Marechal António Spínola com base na fórmula de liderança P*M*D (potencial para liderar, motivação para liderar e desenvolvimento do Líder) e apontadas as consequências da interação das três dimensões no processo de liderança.

Palavras-chave

Liderança, Liderança Militar, Marechal António Spínola.

Autor(es) (*)

Avatar Carlos Alexandre Quatorze Pereira
Avatar Carlos João Soares Costa
Avatar Hugo Miguel Moutinho Fernandes
Avatar Nuno José Filipe Mendes
Avatar Vítor Manuel Lourenço Ortigão Borges
 166 | 154
Liderança na Primeira Pessoa - Liderar em tempos de crise: desempenho de funções de Oficial Imediato do NRP "D. Francisco de Almeida"

Resumo

Neste capítulo é analisada a ação de liderança do oficial imediato de uma fragata perante determinadas situações ocorridas a bordo e tendo por base o conceito de inteligência emocional e respetivas dimensões intrapessoais (autoconhecimento, controlo emocional, motivação) e interpessoais (empatia e aptidões sociais) propostas por Goleman.

Palavras-chave

Liderança, Liderança Militar, Marinha.

Autor(es) (*)

Avatar António José Macedo Estrela Bastos
Avatar Hugo Alexandre Soares Barjona Gomes
Avatar João Miguel Chaves dos Santos Pais
Avatar Pedro Alexandre Bretes Ferro Amador
Avatar Ricardo José Gomes da Silva Inácio
 174 | 161
Liderança na Primeira Pessoa - Liderança num estado-maior em contexto multinacional: o pseudolíder

Resumo

Neste capítulo são analisadas as características de personalidade de um oficial em contexto de Estado-Maior de uma força naval da União Europeia em missão na Somália, tendo por base os modelos de Myers-Briggs Type Indicador (MBTI) e de temperamento de Keirsey-Bates, que o levaram a não ser aceite pela equipa de oficiais do Estado-Maior da força.

Palavras-chave

Liderança, Liderança Militar.

Autor(es) (*)

Avatar Andreas Florian Tschakert
Avatar Mário José Machado Guedelha
Avatar Mário Manuel da Fonseca Martinho
Avatar Nuno Miguel Brazuna Ranhola
Avatar Nuno Miguel Lopes Duarte Salvado
 165 | 149
Liderança na Primeira Pessoa - Ação de comando de uma companhia conjunta em Kabul

Resumo

Neste capítulo é apresentado um caso de um processo de tomada de decisão face a um incidente com um engenho explosivo improvisado, onde é dado especial enfoque às dimensões da liderança ética e de se tomar uma decisão, que cumprindo com os procedimentos estabelecidos, contribui para garantir a segurança e a integridade física dos militares subordinados. Os mecanismos de controlo permitem ao comandante estar a par das ações levadas a cabo pelos seus subordinados e atuar caso as ordens dadas contrariem os procedimentos estabelecidos ou não respeitem os princípios éticos.

Palavras-chave

Liderança, Liderança Militar, Ação de comando, Afeganistão.

Autor(es) (*)

Avatar António Paulo da Costa Frescata
Avatar Fernando Oliveira Ribeiro
Avatar Glauco Corbari Corrêa
Avatar Isabel Alexandra Menau Machado
Avatar João Manuel Pinto Correia
 181 | 165
Liderança de Equipas - O processo de liderança das equipas

Resumo

Neste capítulo são analisados dois casos, o primeiro, respirante à vantagem competitiva da liderança em equipa na execução de um projeto de tecnologia da informação e da comunicação, que permitiu à GNR aderir à solução de Gestão de Recursos Financeiros em modo partilhado e o segundo à ação de comando de um Navio da República Portuguesa. Ambos os casos são analisados com base no modelo de liderança funcional, no qual as dimensões do líder refletem-se na eficácia do grupo, designadamente através da influência nos processos (cognitivos, motivacionais, afetivos e de coordenação) do grupo. O primeiro caso também é objeto de análise à luz da liderança partilhada, na qual o processo de liderança resulta do envolvimento e participação de todos os membros do grupo.

Palavras-chave

Liderança, Liderança Militar, Equipas.

Autor(es) (*)

 112 | 103
Liderança de Equipas - As equipas e a dinâmica de grupos: levantamento e consolidação de processos

Resumo

Neste capítulo são analisadas as disfunções de um grupo de trabalho que tinha a incumbência do levantamento e consolidação de processos de um dos ramos das Forças Armadas. È dado enfoque à dinâmica do grupo e ação militar do líder, bem como aos fatores condicionadores da eficácia do grupo. Na parte final, são apontadas as medidas retificadoras que contribuíram para a melhoria do desempenho do grupo.

Palavras-chave

Liderança, Liderança Militar, Equipas.

Autor(es) (*)

Avatar Bruno Sertório Dias Marado
Avatar Jesus Padin Leiracha
Avatar João Luís Barreira
Avatar Rui Pedro Silva Filipe
Avatar Vasco Miguel Ramos Marques Prates
 177 | 167
Liderança de Equipas - O relacionamento no seio de uma equipa de elite destacada numa missão de estabilização

Resumo

Neste capítulo é apresentada a dinâmica de uma equipa de elite destacada no teatro de operações da Bósnia-Herzegovina e a sua reação face ao falecimento de um familiar de um dos membros da equipa. À luz do modelo teórico integrado para a construção de equipas eficazes são analisadas e relacionadas as quatro fases do modelo e a sucessão de acontecimentos que culminou no regresso do militar ao teatro de operações, após ter participado nas cerimónias fúnebres no seu país, reforçando os laços de camaradagem e o espírito de equipa da secção de sapadores a que pertencia.

Palavras-chave

Liderança, Liderança Militar, Equipas.

Autor(es) (*)

Avatar Bruno Alexandre Gradíssimo de Oliveira
Avatar Carlos Manuel Santos Henriques de Almeida
Avatar Diana Martins Branco Morais
Avatar Duarte Jorge Heitor Caldeira
Avatar Miguel Ángel Parrado Vázquez
 176 | 154
Liderança de Equipas - Liderar um grupo heterogéneo em ambiente internacional

Resumo

Neste capítulo é apresentado o caso vivido por um oficial do exército português que foi nomeado como delegado português e responsável pela coordenação de um grupo de trabalho no âmbito de uma organização internacional, tendo como missão o desenvolvimento de um estudo sobre os requisitos das capacidades dos meios terrestres em operações militares expedicionárias. A sequência dos acontecimentos, desde as dificuldades iniciais, passando pela adoção de diferentes orientações de liderança ao longo das várias fases e culminando na concretização do projeto, é analisada com base na conjunção de dois modelos teóricos , um de liderança de equipas e outro de liderança virtual de equipas.

Palavras-chave

Liderança, Liderança Militar, Equipas.

Autor(es) (*)

Avatar Mauro Justiniano Martins Ferreira
Avatar Paulo Jorge da Silva Carvalho
Avatar Paulo Miguel dos Santos Gonçalves
Avatar Sérgio Alexandre Cascais Martins
 181 | 160

(*) NOTA: A ordem alfabética de apresentação dos autores pode não corresponder à ordem formal que se encontra no artigo.