Cadernos do IUM N.º 41 - Inovação na Gestão de Recursos Humanos nas Forças Armadas Portuguesas: Os Militares em Regime de Contrato

Editorial

O Workshop, a desenvolver a partir do tema “Inovação na gestão de recursos humanos nas Forças Armadas Portuguesas: os militares em Regime de Contrato”, surge na sequência do Seminário, que decorreu durante a manhã de hoje, subordinado ao tema “A Reforma do Estado e Inovação na Administração Pública, Forças Armadas e GNR”, e insere-se no plano do CEMC deste ano letivo. É coorganizado pela Área de Ensino de Comportamento Humano e Administração de Recursos e pelo Centro de Investigação de Segurança e Defesa do IUM.

Artigos

Comunicação 1 - Desafios Atuais da Obtenção de Recursos Humanos para a Prestação de Serviço Militar em Regime de Contrato nas Forças Armadas

Resumo

O problema da dificuldade de atração de candidatos para a prestação do serviço militar tem vindo a ser sentido com crescente intensidade em Portugal mas é comum a muitos países que transformaram os seus sistemas de recrutamento em direção a sistemas exclusivamente voluntários. Trata-se de uma redução não apenas de quantidade mas também de qualidade: em Portugal o rácio de candidatos por vaga tem vindo a reduzir-se, sendo em muitos casos inferior a 3/1 e nalguns casos menor.

Palavras-chave

Recursos Humanos, Regime de Contrato, Forças Armadas.

Autor(es) (*)

Avatar Maria Helena Chaves Carreiras
 215 | 35
Comunicação 2 - O Problema da Retenção de Militares em Regime de Contrato nas Forças Armadas Portuguesas

Resumo

Nesta breve apresentação que se segue, proponho tecer algumas reflexões sobre um tema bastante atual e crucial como é o da retenção de militares em regime de contrato (RC) nas Forças Armadas (FFAA) portuguesas.

Palavras-chave

Recursos Humanos, Retenção, Regime de Contrato, Forças Armadas.

Autor(es) (*)

Avatar Francisco José Fonseca Rijo
 214 | 31
Comunicação 3 - Estudo Exploratório sobre as Âncoras de Carreira dos Militares Voluntários e Contratados do Exército Português. Bases Teóricas e Evidências Empíricas

Resumo

Esta apresentação tem como objetivo expor alguns dados decorrentes de um estudo sobre as orientações de carreira dos militares voluntários e contratados do Exército Português, para alimentar o posterior debate. É um trabalho que tem sido desenvolvido com a colaboração da Sra. Professora Manuela Sarmento e em relação ao qual aguardamos ainda dados relativos aos outros ramos para podermos fazer um estudo mais alargado.

Palavras-chave

Regime de Contrato, Regime Voluntariado, Carreiras, Exército.

Autor(es) (*)

Avatar Lúcio Agostinho Barreiros dos Santos
Avatar Maria Manuela Martins Saraiva Sarmento Coelho
 227 | 35
Comunicação 4 - Apoio à Reintegração dos ex-Militares do Regime de Contrato na Transição para a Vida Civil

Resumo

Venho aqui apresentar a nossa experiência no terreno no âmbito do apoio à transição. Eventualmente pode parecer estranho que o trabalho de uma Direção-Geral ligar com experiência de terreno, mas o facto é que a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional tem competências para operacionalizar o apoio à transição dos militares para a vida civil.

Palavras-chave

Militares, Regime de Contrato, Reintegração, Vida Civil.

Autor(es) (*)

Avatar João Fernando Ferreira Rodrigues
 212 | 42

(*) NOTA: A ordem alfabética de apresentação dos autores pode não corresponder à ordem formal que se encontra no artigo.