Capitão-de-mar-e-guerra

Armando José Dias Correia

  •  correia.ajd@ium.pt
  • Síntese Curricular

    O Capitão-de-mar-e-guerra ARMANDO JOSÉ DIAS CORREIA, nascido na Figueira da Foz, tem 55 anos de idade e 36 anos de serviço.

    Entrou para a Escola Naval em 1985 e concluiu o Curso de Formação de Oficiais de Marinha em 1990, tendo sido sendo promovido a Guarda-Marinha a 01OUT90.

    Especializou-se em Informática e possui, entre outros, o Mestrado em Informática, o Mestrado em Estratégia e o Curso Geral Naval de Guerra. Está também habilitado com a parte curricular do doutoramento em Ciências Sociais, especialização em Estudos Estratégicos, no ISCSP. 

    Foi comandante do NRP Bérrio (2010-2013), Oficial Imediato do NRP D. Carlos I (1999-2002) e Chefe de Serviço de Navegação do NRP Comandante João Belo (1990-1993).

    Em terra, desempenhou vários cargos no âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação. Idealizou, planeou e liderou os projetos que marcaram a evolução da Marinha na área das Tecnologias de Informação e Comunicação, nomeadamente os primeiros serviços de Intranet e Internet, bem como a criação da moderna Rede de Comunicação da Marinha. 

    Foi Oficial Adjunto do SUBCEMA em 2008-2009 e Diretor Documentação no Instituto Hidrográfico de 2016 a 2020, onde tratou, por exemplo, da edificação do CMETOC e do início do projeto Hidrográfico +.

    No estrangeiro, foi o representante nacional na célula permanente da Força Marítima Europeia (EUROMARFOR) entre SET2013 e SET2016, tendo passado dois anos no Comando Naval Espanhol (ALFLOT) e um ano no Comando Naval Italiano (CINCNAV). Durante a Presidência Portuguesa do Conselho da EU (PPUE 2021) foi, no Reino da Bélgica, Assessor do General MILREP.

    Atualmente está a iniciar o Curso de Promoção a Oficial General.

    Salienta-se ainda que escreveu mais de quatro dezenas de artigos em revistas nacionais e estrangeiras e participou em oito livros, sendo o seu livro de eleição «O Mar no Século XXI». 

    Recebeu vários prémios, destacando-se, em 2011, em ex-áqueo, o prémio “Almirante Teixeira da Mota”, da Academia de Marinha. 

    É sócio da Revista Militar (sendo o autor do respetivo portal), membro da Academia de Marinha e foi Subdiretor da Revista Segurança e Defesa de 2014 a 2018.

    Tem um portal pessoal em: https://dc.ardico.pt