Tenente-coronel Admil

Pedro Manuel Carriço Pinheiro

  •  pinheiro.pmc@ium.pt
  •  Tel: +351 213 002 149 / Mil Tel: 226 149
  • Função / Cargo

    Docente de Comunicação, Relações Públicas e Interação com os Media

    Departamento: Departamento de Estudos Pós-Graduados

    Investigador

    No Centro de Investigação do(a) CIDIUM como Investigador Associado

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0744-0178

    Ciência Vitae ID: https://www.cienciavitae.pt/7A1F-D53C-DAE4

    Síntese Curricular

    Incorporado em fevereiro de 1991 na Escola de Fuzileiros, foi colocado no Comando Naval da Madeira como Oficial às ordens do Comandante Naval, após ter concluído o Curso de Oficiais Fuzileiros da Reserva Naval.

    Ingressado na Academia Militar em 1992, concluiu o curso de Administração Militar, tendo desempenhado diversas funções no Exército, no âmbito das finanças e da intendência, donde se destacam a Chefia da Sucursal e Messes de Évora, da Manutenção Militar, a Chefia da Repartição de Orçamento do Centro de Finanças da Logística e a participação no Grupo de Trabalho para o levantamento da Chefia de Apoio Logístico e de Pessoal do Exército.

    Terminados os Cursos de Estado-Maior Exército e Conjunto, no IUM em 2014, foi colocado no Estado-Maior do Exército, onde desempenhou as funções de Coordenador de Área e de Chefe da Repartição de Recursos Financeiros da Divisão de Recursos.

    Neste âmbito, integrou, entre outros, os grupos de trabalho de implementação da Gestão Estratégica no Exército, de levantamento das Normas de Gestão de Projetos no Exercito e de revisão dos processos de Planeamento e execução de Missões ao Estrangeiro, tendo pertencido à equipa responsável pelo desenvolvimento da aplicação SIRCPME.

    Na sua formação, o Tenente Coronel Carriço Pinheiro é doutorando em Comunicação Estratégica, na Universidade Nova de Lisboa e possui três pós-graduações: em Guerra de Informação / Competitive Intelligence, pela Academia Militar; em Gestão de Projetos, pela Universidade Autónoma; e em Segurança e Defesa pelo IUM.

    Atualmente colocado no Instituto Universitário Militar, é professor de Comunicação, Relações Públicas e Interação com os Media na Área de Ensino de Comportamento Humano e Administração de Recursos, investigador no CIDIUM, revisor na Revista de Ciências Militares e membro da Comissão de acompanhamento da Bolsa de Projetos do IUM.

    Artigos em publicações do IUM

    Metodologia de Gestão de Projectos Aplicada à Lei de Programação Militar - Revisão do Modelo de Organização

    Na revista: Revista de Ciências Militares - Vol. VIII, N.º 2
     415 | 144