Capitão-de-mar-e-guerra

António Inácio Gonçalves Covita

Síntese Curricular

O Capitão-de-mar-e-guerra Gonçalves Covita nasceu em Almada, em 2 de Junho de 1957, ingressando na Marinha em 1977 e em 1980 iniciou o curso de Administração Naval na Escola Naval.

No mar serviu em diversas unidades navais, acumulando cerca de 16000 horas de navegação em diferentes tipos de missões, com especial realce a viagem comemorativa os 450 anos da chegada dos portugueses ao Japão, a bordo do N.R.P. “Sagres”, a participação com o N.R.P. “Corte-Real” na “Operação Sharp Guard”, tendo embarcado o comando da Standing Naval Force Atlantic (SNFL), pela primeira vez comandada por um oficial português e diversas comissões com o N.R.P. “João Roby” na Região dos Açores. 

Em terra chefiou diversos serviços e departamentos financeiros, foi oficial do Estado-Maior da Armada, diretor de serviço da Direcção-Geral da Autoridade Marítima e subdiretor da Direção de Abastecimento.

Da sua formação constam os Cursos Geral e Complementar Naval de Guerra, Curso de Gestão de Recursos Humanos, Diploma de Especialização em Avaliação do Desempenho do INA e Pós-graduação em Finanças Públicas do ISEG.

Atualmente frequenta o Curso de Promoção a Oficial General.

Artigos em publicações do IUM

A Situação Estratégica Internacional: Implicações para um Novo Conceito Estratégico de Segurança e Defesa

Na revista: Boletim do IESM Nº 12
 241 | 81