Coleção Ares N.º 25 - A Frente Ocidental e o Atlântico (Atas do Seminário da Grande Guerra, 18 de abril de 2018)

Editorial

No âmbito das comemorações do centenário da Primeira Guerra Mundial, o Instituto Universitário Militar (IUM) organizou e conduziu um seminário internacional de História Militar, em 18 de abril de 2018. A organização do seminário teve o patrocínio da Comissão Coordenadora da Evocação do Centenário da Primeira Guerra Mundial, à semelhança do que tinha acontecido em 2015 com a organização de um outro seminário de História Militar. Em 2015, o tema do seminário focou a Primeira Guerra Mundial no continente africano.

Artigos

A Aviação Militar

Resumo

A abordagem ao tema inicia-se com uma panorâmica do envolvimento da Aviação Militar nos teatros de operações de África e do Atlântico durante o conflito, seguidamente descreve-se a evolução da aeronáutica em Portugal e a sua intervenção em França com relevo para o papel de Norton de Matos. Finaliza-se com uma reflexão sobre a génese da Aviação Portuguesa.

Palavras-chave

Aviação Militar, Teatros de operações, Aviação Portuguesa.

Autor(es) (*)

Avatar António Mimoso de Carvalho
 52 | 52
A Aviação Naval – A Ação na Primeira Guerra Mundial

Resumo

Em 14 de agosto de 1915 o Ministério da Guerra abre finalmente um concurso para os oficiais do Exército e da Armada que desejassem obter o seu brevet de piloto no estrangeiro. É aqui que entra em cena aquele que viria a ser o grande impulsionador da Aviação Naval: o 1TEN Artur de Freire Sacadura Cabral. Concorreu também para piloto outro candidato improvável: o Guarda--marinha de Administração Naval António Joaquim Caseiro.
Ambos os oficiais partem para França em novembro de 1915, para a Escola de Aviação Militar de Chartres. António Caseiro recebe o brevet militar francês nº2628 em 5 de fevereiro de 1916, cabendo-lhe assim o mérito de ser o primeiro piloto da Marinha. Já Sacadura Cabral recebe o brevet nº2881, após 222 voos (aterragens) em 28h57m de voo, no dia 9 de março de 1916, o dia em que o Kaiser alemão declarou guerra a Portugal.
 

Palavras-chave

Aviação naval, Primeira Guerra Mundial.

Autor(es) (*)

Avatar Hugo Batista Cabral
 52 | 52
A Influência das Lições da Primeira Guerra Mundial no Pensamento Militar Soviético

Resumo

Este texto foi redigido para permitir a publicação de uma “aproximação” a uma apresentação oral que foi realizada pelo autor no contexto de um seminário. Sem recorrer a uma transcrição a partir da gravação vídeo, procurou-se recuperar o conteúdo mas adaptando-o a forma escrita. Tendo a apresentação utilizado como base outros trabalhos já publicados, inevitavelmente foram recuperadas ideias que neles tinham sido apresentadas, sendo elementos desses artigos aqui citados nos casos em que o foram igualmente na apresentação efetuada.
 

Palavras-chave

Lições, Primeira Guerra Mundial, Pensamento Militar Soviético.

Autor(es) (*)

Avatar Nuno Correia Neves
 43 | 43
Ensinamentos da Primeira Guerra Mundial: Os Estudos de Ferdinand Otto Miksche

Resumo

Em agosto de 1914, as forças alemãs entram na Bélgica com rumo a França, para porem em prática o Plano idealizado pelo General Schlieffen, em 1904. Cinco exércitos alemães atacam a norte e dois exércitos alemães defendem a fronteira na região da Alsácia. Os exércitos franceses atacam nesta região contribuindo para que o plano alemão tenha condições para o sucesso. A resistência dos belgas ao avanço alemão acaba por durar duas semanas. O reforço da Força Expedicionária Britânica acaba por não ser suficiente para travar o avanço alemão, apesar da vitória na Batalha de Mons, e os próprios britânicos enveredam por uma retirada para sul. (…)

Palavras-chave

Primeira Guerra Mundial, Ferdinand Otto Miksche.

Autor(es) (*)

Avatar Leonel José Mendes Martins
 50 | 50
O Brasil na Primeira Guerra Mundial

Resumo

O Brasil foi o único país sul-americano a participar, com o envio de forças militares, das duas guerras mundiais. Seu ingresso na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) ocorreu após diversos de seus navios terem sido afundados por submarinos alemães (U-boats)64 e resultou no envio para o Teatro de Operações da Itália, em 1944, da Força Expedicionária Brasileira, composta por uma divisão de infantaria e de um grupo de aviação de caça. Os feitos dos militares brasileiros no conflito são assunto bastante conhecido no Brasil, com diversos trabalhos publicados e associações de ex-combatentes organizadas em diferentes cidades.

Palavras-chave

Brasil, Primeira Guerra Mundial.

Autor(es) (*)

Avatar Carlos Carvalho Daróz
 50 | 50

(*) NOTA: A ordem alfabética de apresentação dos autores pode não corresponder à ordem formal que se encontra no artigo.