IUM Atualidade N.º 13 - A crise dos migrantes e refugiados no espaço Europeu. Contributos do instrumento militar

Editorial

Pretende-se com este documento contribuir para uma avaliação estratégica da crise dos migrantes/refugiados e do seu impacto na Europa. Procuraremos: (1) analisar os principais atores e o seu papel na crise; (2) avaliar o envolvimento da comunidade internacional na crise; (3) avaliar as implicações securitárias decorrentes da crise; (4) articular os fins, métodos e meios; e (5) desenvolver considerações para apoio à decisão. A abordagem estará centrada na aplicação do instrumento militar, não deixando, contudo, de fazer incursões nos restantes instrumentos de poder.

Artigos

A crise dos migrantes e refugiados no espaço Europeu. Contributos do instrumento militar

Resumo

Este estudo tem como objetivo avaliar o impacto securitário da crise dos migrantes e refugiados no espaço europeu, particularmente na União Europeia, e deduzir os possíveis contributos do instrumento militar. Para o efeito, começou por se estabelecer uma moldura conceptual delimitada pelos conceitos de "migrante" e "refugiado" e, posteriormente, recorreu-se a  um modelo de avaliação estratégica assente em três vértices - análise, dedução e conclusão. O estudo conclui que o papel do instrumento militar é essencial, quer na origem, quer no destino dos migrantes e refugiados, e que as tarefas e missões poderão variaradas e em todo o espetro das operações militares. Porém, tal abordagem terá que ser abrangente e integrada no quadro de uma estratégia total.

Palavras-chave

Crise, refugiados, migrantes, Europa.

Autor(es) (*)

Avatar João Manuel Pinto Correia
 288 | 57

(*) NOTA: A ordem alfabética de apresentação dos autores pode não corresponder à ordem formal que se encontra no artigo.