Editorial
O presente artigo resulta da intervenção do autor na 1ª edição do Curso Avançado de Estudos Europeus, que decorreu entre os dias 16 e 27 de novembro de 2020. O contributo que é dado pelo autor para o entendimento da europeização da política resulta em grande parte da sua experiência prática, decorrente dos cargos que assumiu ao nível nacional e nas instituições europeias.
Artigos
Resumo
O presente artigo resulta da intervenção do autor na 1ª edição do Curso Avançado de Estudos Europeus, que decorreu entre os dias 16 e 27 de novembro de 2020. O contributo que é dado pelo autor para o entendimento da europeização da política resulta em grande parte da sua experiência prática, decorrente dos cargos que assumiu ao nível nacional e nas instituições europeias. Para além da identificação concetual da europeização e a sua relação com os modelos de integração europeu, o artigo centra-se igualmente na análise da já longa relação entre Portugal com a União Europeia, focando sobretudo as dimensões política e económica, e contributo que essa mesma integração teve para a estratégia nacional. O autor, um europeista assumido, identifica as oportunidades da Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, com validade quer para Lisboa, quer para Bruxelas.
Palavras-chave
Europeização, Portugal, União Europeia.Autor(es) (*)
José Ribeiro e Castro(*) NOTA: A ordem alfabética de apresentação dos autores pode não corresponder à ordem formal que se encontra no artigo.