IUM Atualidade N.º 28 - Resposta do Ensino Superior Militar à Pandemia de Covid-19

Editorial

(...), são objetivos da presente publicação apresentar a resposta do Ensino Superior Militar, nomeadamente da Escola Naval, Academia Militar, Academia da Força Aérea, Departamento de Estudos Pós-Graduados e unidade Politécnica Militar, face à Pandemia de COVID-19, e refletir sobre a melhoria contínua dos processos de ensino e aprendizagem do Instituto Universitário Militar, designadamente quanto ao incremento da sua capacidade de ensino à distância, através da integração de tecnologia nas metodologias e estratégias de ensino e de aprendizagem mais adequadas.

Artigos

Resposta da Escola Naval

Resumo

A atividade da Escola Naval (EN), à semelhança do que aconteceu com a generalidade dos Estabelecimentos de Ensino Superior, foi afetada pela disseminação do vírus SARS-COV-2 (COVID-19), que afetou Portugal, e cuja gravidade determinou que a Organização Mundial da Saúde lhe reconhecesse o carácter de pandemia. 
A evolução do contexto, a nível nacional, conduziu à determinação da suspensão de todas as atividades letivas presenciais da EN que, face aos riscos acrescidos decorrentes da existência de regime de internato semiaberto dos seus alunos, vigorou a partir do dia 12 de março de 2020, em linha com a decisão do Conselho de Ministros que, nessa mesma data, determinava a suspensão de todas as atividades letivas presenciais nas escolas de todos os níveis de ensino, a partir do dia 16 de março daquele ano.
O presente artigo aborda a resposta desenvolvida pela Escola Naval, que teve impacto direto no funcionamento dos anos letivos 2019/2020 e 2020/2021, e que adiante se revisita.

Palavras-chave

COVID-19, Ensino Superior, Estabelecimentos de Ensino Superior, Escola Naval.

Autor(es) (*)

Avatar Mário José Simões Marques
 274 | 79
Resposta da Academia Militar

Resumo

Em Portugal, as Forças Armadas e a Guarda Nacional Republicana (GNR), com elevada disponibilidade e excecional sentido de missão adaptaram-se rapidamente às diferentes situações, desde o “Estado de Emergência” à “Situação de Calamidade”, transformando desafios em oportunidades de serviço em prol de Portugal e dos Portugueses.
Neste âmbito, também houve implicações diretas da COVID-19 para o regular funcionamento da Academia Militar (AM), seja ao nível do Ensino, da Formação Militar, Física e Comportamental, da Investigação e Desenvolvimento e da Internacionalização. No entanto, como Escola de Comandantes, com mais de 231 anos, a Academia Militar soube adaptar-se com grande facilidade e celeridade, continuando o trabalho de levantamento de “lições aprendidas” aos diferentes níveis, as quais serão consideradas e implementadas no futuro próximo, seja em termos pedagógicos, científicos ou mesmo de funcionamento dos diversos órgãos.

Palavras-chave

COVID-19, Ensino Superior, Estabelecimentos de Ensino Superior, Academia Militar.

Autor(es) (*)

Avatar João Jorge Botelho Vieira Borges
Avatar Luís António Morgado Baptista
 313 | 96
Resposta da Academia da Força Aérea

Resumo

O facto de o ensino ter passado a ser lecionado à distância, criou novas oportunidades para realizar aprendizagens mais céleres e serem geradas novas soluções para, fazendo de forma diferente, manter a qualidade. Este aspeto tornou o trabalho mais intenso e mais inovador, pois as novas soluções foram encontradas num curto espaço de tempo o que, provavelmente, demoraria meses ou anos a implementar caso não estivéssemos perante uma gigantesca dificuldade.
Foi identificado um objetivo, de forma muito clara para todos os que servem na AFA, desde os alunos aos docentes, passando por aqueles que se ocupam da realização de atividades diárias, da organização, da gestão, da supervisão e que tornam possível cumprir com a missão de “Preparar Hoje os Chefes de Amanhã”. Esse único objetivo, foi sempre o de manter a excelência do ensino na AFA.

Palavras-chave

COVID-19, Ensino superior, Estabelecimentos de Ensino Superior, Academia da Força Aérea.

Autor(es) (*)

Avatar Paulo José Reis Mateus
 276 | 77
Resposta de Departamento de Estudos Pós-Graduados

Resumo

Em 13 de março, através do despacho nº 47/2020, do Exmo. Tenete-general Comandante do instituto Universitário Militar, foram suspensas todas as atividades letivas presenciais entre 16 de março e 9 de abril. Esta decisão resultou da suspensão das atividades letivas presenciais em Portugal, na mesma data, que, também o Instituto Universitário Militar teve de adotar, assumindo todas as consequências e constrangimentos daí decorrentes, designadamente em termos de avaliação e conclusão dos cursos a decorrer e cujos planos de estudos não preveem, nem regulamentam, o ensino e avaliação à distância, embora também não o excluam.

Palavras-chave

COVID-19, Ensino Superior, Estabelecimentos de Ensino Superior, Instituto Universitário Militar.

Autor(es) (*)

Avatar José António Coelho Rebelo
 289 | 78
Resposta da Unidade Politécnica Militar

Resumo

Os impactos da pandemia COVID-19 constituíram um desafio acrescido na edificação da UPM, bem como na preparação, arranque e desenvolvimento da atividade letiva, com especial impacto por se tratar do seu primeiro ano letivo. Os trabalhos associados à edificação da unidade e de preparação do ano letivo decorreram essencialmente em regime de teletrabalho, respeitando o isolamento físico e as orientações superiores nesta matéria.

Palavras-chave

COVID-19, Ensino Superior, Estabelecimentos de Ensino Superior, Unidade Politécnica Militar.

Autor(es) (*)

Avatar Pedro Miguel de Sousa Costa
 285 | 85
Do Ensino Presencial ao Ensino Remoto de Emergência e Mais Além...

Resumo

Em questão de semanas, o coronavírus (SARS-CoV-2) alterou a forma como os alunos são ensinados em todo o mundo. Será esta mudança um vislumbre de como o ensino irá evoluir, a médio e longo prazo? Tam e El-Azar (2020), num recente artigo publicado no Fórum Económico Mundial (WEF), referem duas tendências que poderão contribuir para a transformação futura, e uma consequência que poderá advir e acompanhar essa transformação.

Palavras-chave

COVID-19, Ensino Presencial, Ensino à Distância.

Autor(es) (*)

Avatar Nuno Alberto Rodrigues Santos Loureiro
 295 | 73

(*) NOTA: A ordem alfabética de apresentação dos autores pode não corresponder à ordem formal que se encontra no artigo.