Cadernos do IUM N.º 17 - Gestão das Infrasetruturas Aeronáuticas.

Artigos

Gestão das Infraestruturas Aeronáuticas.

Resumo

A operacionalidade das infraestruturas aeronáuticas da Força Aérea (FA) contribui para o poder aéreo, no entanto, não existe um conhecimento integrado do seu estado de conservação, sendo grande parte das intervenções inopinadas. Para otimizar recursos e melhorar a condição dos pavimentos aeronáuticos a ANA – Aeroportos, SA e a United States Air Force utilizam um Sistema de Gestão de Pavimentos Aeronáuticos (SGPA). Assim, avaliou-se a sua aplicação na FA (estudo de caso), mediante um raciocínio hipotéticodedutivo, testado em 12 entrevistas semiestruturadas definidas através do mapa conceptual. Estas entrevistas permitiram verificar que: os benefícios do SGPA contribuem para os objetivos da FA; a arquitetura do SGPA deve assentar em três componentes (base de dados, avaliação e apoio à decisão); a integração do SGPA pode ser efetuada na Direção de Infraestruturas. Assim, concluiu-se que o SGPA pode ser implementado na FA, permitindo otimizar recursos e melhorar o estado de conservação dos pavimentos.

Palavras-chave

Gestão das Infraestruturas Aeronáuticas, Estado de Conservação dos Pavimentos, Manutenção Preventiva, Reabilitação, Sistema de Gestão de Pavimentos Aeronáuticos.

Autor(es) (*)

Avatar Adelaide Catarina Franco Gaspar Paiva Gonçalves
 304 | 78

(*) NOTA: A ordem alfabética de apresentação dos autores pode não corresponder à ordem formal que se encontra no artigo.