Editorial
A reflexão em torno da temática apresentada neste Caderno n.º 31 decorre da importância atribuída à formação dos militares ao longo da carreira como um fator chave para a eficácia do seu desempenho e para o sucesso no cumprimento da missão das Forças Armadas.
Artigos

Resumo
O presente artigo pretende subsidiar a construção de um modelo teórico de gestão da formação, aplicável às Forças Armadas portuguesas, numa perspetiva de eficácia e de eficiência, partindo da revisão de conceitos estruturantes e de uma análise documental e subsequente reflexão crítica sobre a eficiência e a eficácia do atual modelo de formação. O estudo permite concluir que o modelo renovado de Kirkpatrick (2015), complementado pelo modelo de Philips (1998), constitui a melhor aproximação ao contexto formativo militar, permitindo medir, desde a mera reação dos formandos pós curso, até ao impacto da formação nos serviços e expressar os resultados em termos de retorno do investimento. A gestão da eficácia da formação resultará de uma permanente preocupação em equilibrar, de forma harmoniosa, a resposta requerida (pelo contexto e situações organizacionais concretas) e a resposta dada (a partir da mobilização e do valor das competências desenvolvidas), moderada pelo efetivo retorno do investimento.
Palavras-chave
Formação Militar, Eficácia da Formação, Eficiência da Formação, Avaliação da Formação, Forças Armadas.Autor(es) (*)



Resumo
A avaliação da formação e treino constitui-se, atualmente, uma área fulcral na gestão das organizações, contribuindo decisivamente para a melhoria contínua dos produtos formativos e para a excelência das organizações bem-sucedidas. Nesse enquadramento, a presente investigação debruça-se sobre a Avaliação da Eficácia do E-learning nas Forças Armadas e na Guarda Nacional Republicana. Desta forma, com o objetivo de gerar contributos para a materialização dessa avaliação, utilizou-se um raciocínio indutivo consubstanciado numa estratégia de pesquisa mista. Através de um modelo de análise, suportado por uma conjugação de dimensões extraídas a partir do Modelo de Aceitação Tecnológica e de avaliação de Kirkpatrick, efetuou-se uma análise bibliográfica por forma a identificar e descrever os indicadores ferramentas e métodos relevantes no processo de avaliação dos cursos ministrados em ambiente e-learning. Estes indicadores, validados e quantificados através do método Delphi, permitiram alicerçar um modelo de avaliação base, o qual se propõe extrapolar para as Forças Armadas e Guarda Nacional Republicana. Concluiu-se que, apesar da implementação desta tipologia de cursos ainda ser residual nas organizações abordadas, esta deverá ser uma aposta estratégica das organizações, sendo de extrema importância a implementação e operacionalização de mecanismos de feedback e correção como os que se elencam na presente investigação.
Palavras-chave
Eficácia do E-Learning; Avaliação; Modelo de Kirkpatrick.Autor(es) (*)



Resumo
Este artigo pretende ser um estímulo na comunidade do ensino superior militar para o emprego e utilização de metodologias e técnicas educativas assentes no ensino à distância, em particular no e-Learning, apresentando as vantagens e potencialidades deste meio de difusão do conhecimento, permitindo às instituições militares uma maior flexibilização à formação e uma enorme poupança de recursos. A utilização do e-Learning, através da utilização acentuada das tecnologias da informação e comunicação, obriga a alterações nas estratégias pedagógicas e na construção de novos recursos didáticos com caraterísticas completamente distintas dos ditos “tradicionais”, com exigências muito profundas, não só ao nível da qualidade educativa, mas também ao nível da atratividade. A implementação do e-Learning no Instituto Universitário Militar, aparenta ser uma tarefa hercúlea, exigente em termos de recursos humanos, materiais e financeiros, no entanto, demonstra-se neste artigo, através de um caso de estudo, que é uma solução viável e potenciadora do ensino superior militar.
Palavras-chave
E-Learning, Ensino à Distância, Ensino Superior Militar, Aprendizagem, SCORM.Autor(es) (*)

(*) NOTA: A ordem alfabética de apresentação dos autores pode não corresponder à ordem formal que se encontra no artigo.