Cadernos do IESM N.º 1 - Comportamento Humano em Contexto Militar

Artigos

Subsídio para um Referencial de Competências destinado ao Exercício da Liderança no Contexto das Forças Armadas Portuguesas.

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir, de forma prospetiva, a partir da revisão de literatura, sobre a definição de um referencial de competências destinado ao exercício da liderança no contexto das Forças Armadas Portuguesas como resposta ao largo espetro funcional de atuação dos militares, exercício que situamos, sobretudo, ao nível da liderança estratégica da organização.
Dado o volume e variedade de informação e a dificuldade em rever e comparar manualmente tantas abordagens (e.g., conceitos, modelos e estruturas de competências sugeridos pela literatura e/ou preconizados por várias organizações), a uma revisão de tipo tradicional associou-se a utilização de um software específico para análise de texto – SPSS Test Analysis for Surveys (STAfS). Para preservar o significado dos conceitos originais e aproveitar a base dos dicionários já existente no programa, os segmentos de texto retirados da literatura revista foram integrados num “projeto STAfS” em língua inglesa. Para um refinamento complementar das categorias (competências) extraídas e uma primeira validação do modelo de competências proposto, o investigador socorreu-se ainda de um grupo focal constituído por oficiais generais e oficiais superiores.
Da investigação resultam seis agrupamentos de competências elementares de liderança, de onde se destacam os aspetos de relação intra e interpessoal e de compromisso organizacional, a gestão da mudança e da complexidade, a tomada de decisão e a aprendizagem ao longo da vida.

Palavras-chave

Competência KSAO; categorias-mãe; competências elementares; contexto militar; liderança; referencial (de competências; projeto STAfS (versão 2.1).

Autor(es) (*)

Avatar Lúcio Agostinho Barreiros dos Santos
 309 | 74

(*) NOTA: A ordem alfabética de apresentação dos autores pode não corresponder à ordem formal que se encontra no artigo.