O Instituto Universitário Militar (IUM), acolheu um seminário da Pós-Graduação em Globalização, Diplomacia e Segurança (PGGDS) sobre o tema Operações de Resgate de Civis em Teatros de Guerra e Situações de Calamidade, no dia 6 de maio.
O seminário contou com a participação do Doutor Gonçalo Órfão, Coordenador Nacional de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa, do Tenente-Coronel Gandra d'Almeida, Médico do Exército português, e do Enfermeiro Ivo Cardoso, responsável pelas Relações Internacionais do INEM e National Focal Point EMT.
Os conferencistas partilharam a sua vasta experiência profissional, com especial destaque nas operações de resposta a crises e evacuação em contextos de guerra e de catástrofes. Durante o evento, foram debatidos os principais desafios em operações de resgate, sublinhando-se a importância da coordenação internacional, da segurança e da gestão médica em ambientes de elevado risco.
Esta sessão representou uma oportunidade única para os alunos da pós-graduação, que puderam enriquecer os seus conhecimentos teóricos com casos práticos e lições adquiridas no terreno, contribuindo para a sua preparação como futuros líderes nas áreas da segurança e da diplomacia.
A iniciativa insere-se na unidade curricular de Planeamento e Condução de Exercícios da PGGDS, no âmbito do protocolo estabelecido entre o IUM e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (FCSH/NOVA). Esta unidade curricular teórico-prática visa dotar os alunos de competências essenciais para o planeamento de operações de evacuação de não-combatentes em cenários de crise.
Com esta atividade, o IUM reforça o seu compromisso com uma formação de excelência e centrada nos desafios contemporâneos da globalização, da diplomacia e da segurança.