Futuros Oficiais Superiores das Forças Armadas e da GNR apresentam-se no IUM

No dia 18 de fevereiro de 2025 realizou-se a apresentação dos Cursos de Promoção a Oficial Superior (CPOS) da Marinha, do Exército, da Força Aérea e da Guarda Nacional Republicana (GNR) do ano letivo 2024/2025 2.ª edição, no Instituto Universitário Militar (IUM).

O evento foi estruturado em duas fases, sendo a primeira dedicada à visita guiada ao Instituto Universitário Militar, permitindo aos auditores conhecerem as instalações e os recursos disponíveis, bem como a realização de sessões de esclarecimento sobre o funcionamento e objetivos do curso. 

A segunda fase consistiu na cerimónia de apresentação oficial, presidida pelo Comandante do IUM, Vice-Almirante Pedro Miguel de Sousa Costa e que contou com a presença do Chefe do Departamento de Estudos Pós-Graduados, Contra-almirante Salvado de Figueiredo, dos Coordenadores das Áreas de Ensino, Diretores dos respetivos cursos e Chefes dos Órgãos de Coordenação e de Apoio do Instituto.

Durante a cerimónia, o Comandante do IUM dirigiu-se aos presentes e destacou a exigência do curso, como uma oportunidade única de aprendizagem nas mais variadas áreas e de consolidação do saber que permitirá desenvolver competências de organização, de planeamento e trabalho em equipa, preservando, no entanto, a reflexão individual e a capacidade crítica, assim como a aptidão para melhor comunicar, sob forma oral ou escrita.

Foi ainda enaltecida a importância do apoio familiar nesta fase da carreira militar, fundamental para manter a motivação e a resiliência dos futuros oficiais superiores, ajudando-os a enfrentar as exigentes atividades académicas e o impacto que as mesmas poderão ter na relação entre a vida profissional e pessoal. 

Os Cursos de Promoção a Oficial Superior das Forças Armadas e da GNR promovem o desenvolvimento de competências para o futuro desempenho de funções de maior complexidade, seja de Comando, de Direção, de Chefia ou de Estado-Maior.

Além da participação de 18 oficiais da Marinha, 59 do Exército, 26 da Força Aérea e 30 da GNR, o CPOS 2024-2025 2.ª edição conta, ainda, com a presença de 11 oficiais oriundos de países amigos, nomeadamente de Angola, de Cabo Verde, de Guiné-Bissau, de Moçambique, de São Tomé e Príncipe e de Timor-Leste num total de 144 auditores.