Brigadeiro-general

Sebastião Joaquim Rebouta Macedo

Síntese Curricular

O Brigadeiro-General Sebastião Joaquim Rebouta Macedo, nasceu a 2 de dezembro de 1966 em Felgar, Distrito de Bragança, frequentou a Academia Militar entre 1984 e 1989.
Foi promovido ao atual posto em 30 de dezembro de 2021.

 Ao longo da sua carreira desempenhou funções:

De comando,
Como Comandante de Pelotão de Reconhecimento, Comandante de Pelotão Instrução, Comandante da 5ª Companhia de Instrução, Comandante da Companhia de Apoio à Instrução e Comandante do Batalhão de Formação, na Escola Prática de Infantaria. Comandou o Regimento de Guarnição nº 1 em Angra do Heroísmo, e foi 2º Comandante da Zona Militar dos Açores. Como Brigadeiro-General foi 2º Comandante e Diretor de Ensino da Academia Militar e Comandante da Brigada Mecanizada. 

Desempenhou funções de Estado-Maior:
Na Escola Prática de Infantaria, como Diretor de Formação, no Comando de Instrução e Doutrina como Chefe do Centro de Simulação de Operações Militares do Exército, no Estado-Maior do Exército como Chefe da Repartição de Planeamento Estratégico e Chefe da Repartição de Normalização, ambas da Divisão de Planeamento de Forças, e Chefe da Divisão de Cooperação, Operações, Informações e Segurança, e na Direção de Formação do Comando do Pessoal, como Subdiretor.

Da sua experiência profissional

No âmbito da Cooperação no Domínio da Defesa, foi instrutor de Forças Especiais em Nacala - Moçambique, participou em diversas ações de formação e exercícios em Angola e em S. Tomé e Príncipe, e integrou uma Força Nacional Destacada em 2015, na Missão de Aconselhamento Militar da União Europeia na República Centro-Africana. Foi formador na NATO School Oberammergau/Alemanha, na área das informações. Desempenhou as funções de Ajudante de Campo de S. Exª o Presidente da República e de Assessoria na Casa Militar da Presidência da República, como Assessor Militar. 
Em 2010 exerceu um cargo internacional na Organização do Tratado do Atlântico Norte, na Operations and Inteligence Division do Supreme Headquarters Allied Powers Europe em Mons, na Bélgica.
Possui diversos louvores e condecorações nacionais, com destaque para a Ordem do Infante D. Henrique no Grau de Grande-Oficial, as 5 Medalhas de Serviços Distintos grau Prata, as medalhas de Mérito Militar de 1ª e 3ª Classe, e as Medalhas de D. Afonso Henrique – Mérito do Exército de 1ª e 2ª Classe. Das condecorações estrangeiras, destacam-se com grau de comendador, a Ordem Leopoldo II da Bélgica e a Ordem de Fénix da Grécia, e a medalha da Defesa Nacional de França, “Armée de Terre”, grau ouro.

 É casado e tem 2 filhos.