Tenente-general

Hermínio Teodoro Maio

Síntese Curricular

O Tenente-General Hermínio Teodoro Maio nasceu em Pinhel, em 22 de novembro de 1962 e tem 42 anos de serviço. 
Frequentou a Academia Militar entre 1980 e 1987.
Está habilitado com os cursos curriculares de carreira e o Curso de Auditores de Defesa Nacional. 
No âmbito das formações no estrangeiro é de destacar a frequência do Cours Supérieur d’État-Major e do Collège Interarmées de Défense, em França, e dos NATO Senior Officers Policy Course, e NATO Crisis Management Course, na Alemanha.
Foi promovido ao atual posto em 22 de fevereiro de 2022.
No âmbito das funções de comando, a nível nacional, foi Comandante da Companhia de Instrução na Escola Prática de Engenharia, onde também desempenhou as funções de Comandante do Batalhão de Instrução; foi Comandante da Companhia de Engenharia da Brigada Mista Independente; exerceu as funções de Segundo-Comandante e de Comandante no Regimento de Engenharia nº 3; foi Comandante da Escola Prática de Engenharia, 2º Comandante da Academia Militar e Comandante do Pessoal do Exército.
Desempenhou funções de Estado-Maior e de assessoria na Repartição de Estudos da Divisão de Logística do Estado Maior do Exército; no Estado-Maior General das Forças Armadas como Adjunto do Exército e como Assessor Militar do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas; foi ainda Subdiretor da Estrutura de Missão para a Organização da Cimeira da NATO em Lisboa, em representação do Ministério da Defesa Nacional. No Gabinete do Chefe do Estado-Maior do Exército, foi Adjunto do Chefe do Estado-Maior do Exército e foi Chefe da Divisão de Planeamento de Forças do Estado-Maior do Exército.
No âmbito da docência, na Escola Prática de Engenharia foi Instrutor dos Cursos de Formação de Sargentos, dos Estágios de Promoção a Sargento-Ajudante e dos Cursos de Promoção a Capitão; na Academia Militar exerceu as funções de Instrutor de Tática de Engenharia e de Professor de Topografia e Geodesia. Desempenhou funções de Professor de Estratégia no Instituto de Altos Estudos Militares.
No âmbito internacional, são de destacar os Cargos de Vice-Chefe da Missão Militar junto da Organização do Tratado do Atlântico Norte e da União Europeia, em Bruxelas, de Comandante da European Union Training Mission, na República Centro Africana e de “Deputy Diretor/Chief of Staff do Military Planning and Conduct Capability” no Estado-Maior da União Europeia, em Bruxelas, Bélgica.
É Diretor Honorário da Arma de Engenharia desde 28 de outubro de 2022.
Desempenha desde 10 de novembro de 2023 as funções de Comandante do Instituto Universitário Militar.
Da sua folha de serviços constam 18 louvores e 28 condecorações Militares e Estrangeiras.