Capitão-de-fragata (OF4)

João José Laranjeira de Brito Afonso

  •  afonso.jjlb@ium.pt
  •  Tel: +351 213 002 160 / Mil Tel: 226160
  • Função / Cargo

    Coordenador da Área de Ensino Específico da Marinha

    Departamento: Departamento de Estudos Pós-Graduados

    Investigador

    No Centro de Investigação do(a) CIDIUM como Colaborador

    ORCID: https://orcid.org/my-orcid?orcid=0000-0002-0012-8229

    Ciência Vitae ID:

    Síntese Curricular

    O Capitão-de-fragata João José Laranjeira de Brito Afonso nasceu em Lisboa a 07 de novembro de 1969, entrou para a Escola Naval em outubro de 1989, onde se licenciou em Ciências Militares Navais – Curso de Marinha – no ano de 1995. Em outubro de 1995, assumiu o cargo de Chefe do Serviço de Comunicações e de Navegação no Patrulha NRP “Save” e em 1996 no Patrulha N.R.P. “Cacine”. A partir dezembro de 1996, foi nomeado para a fragata N.R.P. “Alvares Cabral”, onde desempenhou funções de Oficial de quarto à ponte. Durante a permanência a bordo da “Álvares Cabral”, participou no Operacional Sea Training e integrou a Standing Naval Force Atlantic, participou em vários exercícios navais nacionais e internacionais. Em abril de 1999 assumiu o cargo de Chefe do Serviço de Operações da Corveta N.R.P. “Afonso Cerqueira” e em agosto de 2002, assumiu funções de Encarregado de Comando da Corveta “Honório Barreto”. De 15 de Outubro de 2003 até outubro de 2004 desempenhou funções de Comandante da 5ª Companhia da Escola Naval. Em setembro de 2005 concluiu a especialização em Hidrografia. Como Oficial especializado, a partir de outubro de 2005 assumiu o cargo de adjunto do Chefe da Brigada Hidrográfica nº 1, onde se destaca trabalhos de levantamento hidrográfico do Canal da Tanquipor, Golada do Bugio (Lisboa), Ria de Faro - Olhão, levantamento hidrográfico do canal do Montijo, Seixal e Moita e do Barreiro. De 06 de março a 28 de julho de 2006, frequentou o Curso Geral Naval de Guerra. De 14 de setembro de 2006 a 29 de setembro de 2008, o Capitão-de-fragata Brito Afonso, assumiu as funções de Comando da Lancha Hidrográfica N.R.P. “Auriga”. Durante o Ano de 2007 e 2008, o N. R. P. “Auriga” realizou de diversos projetos da responsabilidade e orientação do instituto Hidrográfico bem como o cumprimento de missões de apoio à comunidade científica, onde se realça o apoio ao projeto internacional, “Vénus”, efetuou também, apoio à esquadra e de representação naval. A atividade operacional do navio durante o ano de 2007/2008 está resumida da seguinte forma: Projeto NICC (North Iberia Coastal Current); Projeto Sadogeosub; Projetos Hermes; Contex 2007; Projeto Disepla Madeira 2007; Dia Internacional Do Museu 2007; Feira Nacional Do Mar e Das Artes; Projeto Enersis e Pocus; Projeto Ondamarfaro; Projeto Vénus (Virtual Exploration Of Underwater Sites); Projeto q-Routes; Projeto SREST, Caracterização dos depósitos sedimentares da plataforma insular sul da ilha de Porto Santo; Projeto Popei – Paleo-produtividade oceânica e alterações ambientais de alta resolução. Correlação com populações de peixe.

    De 06 de outubro de 2008 a 3 de julho de 2009, frequentou o Curso de Estado-maior Conjunto no Instituto de Estudos Superiores Militares. Em 06 de julho de 2009, o Capitão-de-fragata Brito Afonso assumiu funções na Divisão Operações/Repartição de Planos do Estado-Maior General das Forças Armadas, com a designação de Área de Planos do Estado-Maior do Comando Operacional Conjunto (EMCOC). Durante a permanência no EMCOC, foi responsável pelo planeamento a nível operacional das operações “Active Edeavour”, Atalanta, “Allied Protector”, “Ocean Shield” e “Uganda Training Mission Somália”, bem como representante do EMGFA para a “Proliferation Security Initiave”. Frequentou o Curso NATO Legal Adviser Course, na Nato School – Oberammergau, Alemanha em maio de 2010 e desde 2012 que o Capitão-de-fragata Brito Afonso é Auditor do Curso de Gestão Civil de Crises, tendo frequentado o 2º Curso, ministrado no Instituto de Defesa Nacional. De 28 de julho de 2013 a maio de 2018, o Capitão-de-fragata Brito Afonso assumiu funções de Docente na Área de Ensino de Operações no Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM), sendo também responsável pelo Curso de Cooperação Civil-Militar. No IESM/IUM frequentou diversos cursos, onde se destaca o Curso CIMIC Staff Course, na Nato School em Oberammergau, e o Curso NATO Comprehensive Operational Planning Course, frequentado na SWEDINT na Suécia. Em outubro/novembro de 2014, foi Professor Assessor Temporário na Escola Superior de Guerra, no âmbito da cooperação técnico-militar com Angola e em 2015, foi Professor Assessor Temporário no Instituto Superior de Estudos de Defesa, no âmbito da cooperação técnico-militar com Moçambique. Participou em vários Exercícios Militares Conjuntos e Combinados em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente o Combined Joint European Exercise (CJEX). No período de 2017 a 2018 desempenhou funções de Assessor Técnico Permanente no Instituto Superior de Estudos de Defesa, no âmbito da cooperação técnico-militar com Moçambique.

    De 2018 a 2019, foi Chefe do Departamento de Pessoal e Segurança, da Escola de Tecnologias Navais, sendo responsável pelo Serviço de Pessoal, Serviço de Informática, serviço de Saúde, Serviço de Educação Física e o Serviço de Segurança. No período outubro de 2019 a outubro de 2020, desempenhou funções de Chefe do Serviço Geral da Base Naval de Lisboa.

    De outubro de 2020 a 03 de novembro de 2021, o Capitão-de-Fragata Brito Afonso assumiu as funções de Diretor de Curso do Curso de Promoção Oficial Superior – Marinha.

    De 04 de novembro de 2021 a 08 de dezembro de 2022, o Capitão-de-Fragata Brito Afonso assumiu as funções de Diretor Técnico do Projeto 5 - Ensino Militar, no âmbito da Cooperação no Domínio da Defesa com Moçambique, sendo o responsável pelo Ensino Superior Militar, no Instituto Superior de Defesa (Maputo), Academia Militar Marechal Samora Machel (Nampula) e a Escola de Formação de Sargentos (Boane).

    A partir de 08 de dezembro, regressa ao IUM, onde desempenhou funções de docência e posteriormente nomeado Coordenador da Área de Específico de Ensino de Marinha.