Capitão-de-mar-e-guerra

Helder Manuel Fialho de Jesus

  •  jesus.hmf@ium.pt
  • Investigador

    No Centro de Investigação do(a) CIDIUM como Colaborador

    No Centro de Investigação do(a) UNova como Colaborador

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3485-8991

    Ciência Vitae ID: E81A-CE5B-45D5

    Síntese Curricular

    É o atual coordenador da área de ensino de específico da Marinha no Instituto Universitário Militar e é doutorando em Relações Internacionais, na especialidade de Estudos de Segurança e Estratégia, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade NOVA de Lisboa.

    Entre 2017 e 2020 foi o chefe do Centro de Ciberdefesa (CCD) das Forças Armadas. Neste período liderou o Grupo de Trabalho para a elaboração de um Plano de Desenvolvimento da Capacidade de Ciberdefesa e participou nos trabalhos da Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço (ENSC). Foi ainda o representante nacional no Steering Committee do NATO Cooperative Cyber Defence Centre of Excellence (CCDCOE), na Estónia, e o National Lead do exercício NATO CWIX, o maior exercício de interoperabilidade da NATO.

    Depois de completar os estudos em Ciências Militares Navais, curso de Marinha, especializou-se em Comunicações e Guerra Electrónica, e serviu a Marinha embarcado em diversas classes de navios, no Estado-Maior da Armada e o último cargo foi o de Chefe da Divisão de Comunicações e Sistemas de Informação do Comando Naval e de diretor do Centro de Comunicações, de Dados e de Cifra da Marinha (2015-2017).

    Fora da Marinha desempenhou ainda funções na Divisão de Comunicações e Sistemas de Informação (DICSI) do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) e na Direção-Geral de Política de Defesa Nacional (DGPDN) do Ministério da Defesa Nacional (MDN).

    No período de 2009-2012 esteve em comissão na NATO, no SHAPE – Bélgica, na área das Comunicações e Sistemas de Informação e das Operações, secretariou o NATO CIS Exercise Support Meeting e foi professor na NATO CIS School (NCCIS), em Latina, Itália.

    Tem participado como orador em diversas conferências e seminários, sendo de realçar o Cybersecurity Forum 2018 (AFCEA / IDC), como Keynote speaker, e as NATO Cyber Defence Smart Defence Projects’ Conference (em 2018 e 2019). Em 2020 foi ainda o moderador da conferência internacional “Hybrid Threats and the use of cyber domain”. Integrou o International Visitor Leadership Program (IVLP), organizado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (EUA), com um programa subordinado ao tema “Cyber Security and Cyber Defense – A Project for Portugal” [@Washington, Jul2018].

    Como formador tem colaborado com diversas instituições, entre elas o Instituto da Defesa Nacional (IDN), o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), a Competitive Intelligence and Information Warfare Association (CIIWA), bem como iniciativas sob os auspícios do Colégio Europeu de Segurança e Defesa (CESD). Igualmente com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) e o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa.