Coronel de Infantaria

Carlos Abílio Cavacas Macieira

  •  macieira.cac@upm.ium.pt
  •  Tel: +351 210 102 713 / Mil Tel: 226713
  • Função / Cargo

    Chefe do Departamento Politécnico do Exército

    Departamento: Unidade Politécnica Militar

    Síntese Curricular

    O Coronel Carlos Abílio Cavacas Macieira nasceu em Angola, tem 54 anos de idade e 36 anos de serviço. Foi promovido ao atual posto em 29 de setembro de 2019. Está habilitado com o Curso de Infantaria da Academia Militar, o Curso de Promoção a Capitão, o Curso Promoção a Oficial Superior e o Curso de Estado-Maior.

    Ao longo da sua carreira, prestou serviço em várias Unidades e Estabelecimentos do Exército. No Batalhão de Infantaria Mecanizado desempenhou as funções de Comandante de Pelotão de Atiradores, Comandante de Pelotão de Apoio e 2º Comandante de Companhia.

    Na Academia Militar foi professor Adjunto e Regente das Cadeiras de Armamento e de Sistemas de Armas de Infantaria.

    No EME desempenhou funções nas Repartições de Organização e de Reequipamento, da Divisão de Planeamento de Forças e na Recursos Humanos da Divisão de Recursos.

    No Gabinete do Tenente-General VCEME desempenhou as funções de Adjunto do Chefe de Gabinete e de Membro da Missão de Acompanhamento e Fiscalização das Viaturas PANDUR.

    Na Brigada Mecanizada desempenhou as funções de Chefe do G9 e de Chefe do G1 do EstadoMaior Coordenador. Foi Comandante do 2º Batalhão de Infantaria Mecanizado de novembro de 2013 a setembro de 2016. Em 2016 foi Comandante da KTM na Kosovo Force. Esteve colocado no Joint Force Command Naples, em Itália, de julho de 2018 a outubro de 2021. Desde novembro de 2021 está colocado na Unidade Politécnica Militar como Chefe do Departamento Politécnico do Exército.

    Da sua folha de serviços constam vários louvores, concedidos por Oficiais Generais e por outras entidades militares. Possui várias condecorações de que se salientam duas Medalhas de Serviços Distintos, a Medalha de Mérito Militar de 2ª classe, a Medalha de D. Afonso Henriques – Mérito do Exército de 2ª Classe, a medalha da cruz de São Jorge e as Medalhas de Comportamento Exemplar.

    É casado com Maria Teresa Martins da Silva Macieira e tem dois filhos.

    Artigos em publicações do IUM

    George W. Bush e a política externa norte-americana no pós 11 de setembro: o terrorismo internacional

    Na revista: Coleção Ares N.º 35 - Após as Novas Guerras: Repensar a violência em Relações Internacionais
     64 | 48