Brigadeiro-General

José Carlos Vicente Pereira

Função / Cargo

Diretor do Curso de Promoção a Oficial General

Departamento: Departamento de Estudos Pós-Graduados

Investigador

No Centro de Investigação do(a) como

ORCID: https://orcid.org/

Ciência Vitae ID: https://www.cienciavitae.pt/

Síntese Curricular

O Brigadeiro-General José Carlos Vicente Pereira nasceu em Lourenço Marques (Moçambique), em 30 de agosto de 1969. Foi promovido ao posto de Brigadeiro-General em 31 de dezembro de 2025 e tomou posse como Diretor do Curso de Promoção a Oficial General do Instituto Universitário Militar por despacho de 5 de fevereiro de 2026 de Sua Excelência o General Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

É mestre pela Academia Militar, onde concluiu, em 1993, a Licenciatura em Ciências Militares, após ter frequentado o ensino secundário no Instituto dos Pupilos do Exército.

Ao longo da sua carreira frequentou diversos cursos de qualificação e especialização militar, destacando-se o Curso de Paraquedismo Militar e os Cursos de Estado-Maior (Exército e Conjunto). No plano internacional, realizou o Curso de Paraquedismo na Alemanha, participou no International Visitor Leadership Program, a convite do Governo dos Estados Unidos da América, e concluiu o NATO Staff Officer Planning Course, igualmente na Alemanha.

No Exército desempenhou funções em várias unidades, estabelecimentos e órgãos, designadamente no Regimento de Artilharia Antiaérea n.º 1, na Escola de Tropas Aerotransportadas (atual Regimento de Paraquedistas), na Brigada Aerotransportada Independente (atual Brigada de Reação Rápida), no Regimento de Artilharia n.º 4, na Academia Militar e no Quartel-General do Comando das Forças Terrestres. Exerceu ainda funções no Gabinete do Ministro da Defesa Nacional, no Gabinete do General Chefe do Estado-Maior do Exército e na Representação Militar de Portugal junto da NATO e da União Europeia, em Bruxelas.

No plano operacional e internacional, integrou missões na Bósnia-Herzegovina, em Timor-Leste, ao serviço das Nações Unidas, e no Iraque, no âmbito da Operação Inherent Resolve, onde desempenhou funções de Senior National Officer e de J7 Chief Future Training, tendo igualmente servido no Estado-Maior das 82.ª e 101.ª Divisões Aerotransportadas dos Estados Unidos da América.

Ao longo da carreira exerceu funções de comando em diversos escalões, incluindo Comandante de Bateria, Comandante do GAC 10.5 Reb com qualificação Paraquedista, Comandante do Regimento de Artilharia n.º 4 e, entre agosto de 2023 e dezembro de 2025, Chefe do Estado-Maior do Comando das Forças Terrestres.

Da sua folha de serviços constam diversos louvores e condecorações nacionais e estrangeiras.

É casado com a Regina e pai do Gonçalo e da Mariana.