Coronel

Paulo Manuel da Encarnação Rosendo

Função / Cargo

Diretor do Curso de Estado-Maior Conjunto

Departamento: Departamento de Estudos Pós-Graduados

Síntese Curricular

O Coronel de Artilharia Paulo Manuel da Encarnação Rosendo nasceu em Luanda e tem 54 anos de idade. Foi promovido ao posto atual em 07 de maio de 2024.

Ao longo da sua carreira prestou serviço em diversas Unidades, Estabelecimentos e Órgãos. Como Oficial Subalterno esteve colocado no Regimento de Artilharia Antiaérea Nº 1, onde desempenhou as funções de Comandante de Pelotão de Instrução e de Antiaérea. Na Academia Militar, foi Adjunto do Comandante da 2ª e da 3ª Companhia de Alunos, bem como Instrutor do Treino Militar do Corpo de Alunos.

Como Capitão desempenhou funções de Chefe da Secção de Planeamento, Programação, Coordenação e Avaliação e Adjunto do Oficial de Operações, no RAAA1, bem como de Adjunto da Secção de Instrução no Regimento de Infantaria Nº 1. Na Brigada Mecanizada, ainda como Capitão, desempenhou as funções de 2º Comandante da Bateria de Artilharia Antiaérea e de Adjunto do G4.

Ao longo da sua carreira realizou diversos cursos militares, dos quais se destacam: o Curso de Operações Irregulares; o Curso de Sistema Míssil Portátil Stinger; o Curso de Paraquedismo Militar; o Curso de Comandos; o Curso de Comando e Controlo do Espaço Aéreo; o Curso de Estado-Maior – Exército; o Curso de Estado-Maior Conjunto.

Como Major, foi Comandante da Bateria de Artilharia Antiaérea da Brigada Mecanizada e Adjunto da Repartição de Treino do Comando das Forças Terrestres. Após ter realizado o Curso de Estado-Maior, desempenhou funções como Chefe da Secção de Comunicação e Relações Públicas do Gabinete do General CEME, após as quais foi colocado no Instituto de Estudos Superiores Militares (atual Instituto Universitário Militar) onde foi Professor na Área de Ensino Específico do Exército.

Em 25 de Junho de 2018 foi nomeado Comandante do Grupo de Artilharia Antiaérea da Brigada de Intervenção, função que desempenhou até ter sido nomeado, por escolha, como Comandante da 4FND/BSAT/RSM, no TO do Afeganistão.

Entre março de 2020 e outubro de 2021, desempenhou funções como Chefe do J7 do Comando Conjunto para as Operações Militares do EMGFA

No desempenho de funções internacionais, foi Adjunto do Oficial de Informações da Multinational Task Force North em Tuzla (Bósnia-e-herzegóvina, em 2005), Diretor Técnico do Projeto 1 da Cooperação Técnico-Militar com Moçambique, junto do Instituto Superior de Estudos de Defesa, em Maputo, entre fevereiro de 2017 e fevereiro de 2018, Comandante da 4FND/BSAT/RSM no Afeganistão e Chefe do Centro de Operações da componente militar da MINUSCA, na República Centro-Africana, função que desempenhou entre novembro de 2021 e novembro de 2022.

Após esta última missão, foi colocado no Comando das Forças Terrestres, desempenhando funções como Chefe do G5 – Planos, entre dezembro de 2022 e maio de 2024.

Após a promoção a Coronel, desempenhou funções como Assessor do CFT para a Edificação de Capacidades Militares.

Em 21 de dezembro de 2024, assumiu o comando do Regimento de Artilharia Antiaérea Nº 1, em Queluz, função que desempenhou até 23 de dezembro de 2025.

Desde o dia 12 de janeiro de 2026, é o Diretor do Curso de Estado-Maior Conjunto, no Departamento de Estudos Pós-Graduados do Instituto Universitário Militar.

Da sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações.

É casado e tem 2 filhos.