Função / Cargo
Coordenador da Área de Ensino Específico da Força Aérea.
Departamento: Departamento de Estudos Pós-Graduados
Síntese Curricular
José Carlos Chorão Rodrigues
Coronel da Força Aérea – Especialidade de Polícia Aérea
Natural de Campo Maior, é Licenciado (pré-Bolonha) em Engenharia Geográfica, Ramo Cartografia e Geodesia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, pós-graduado em Estudos da Paz e da Guerra pela Universidade Autónoma de Lisboa e especializado em Segurança das Informações pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.
Membro Efetivo da Ordem dos Engenheiros – Colégio Engenharia Geoespacial.
Ao nível da formação militar, está habilitado com os Cursos de Oficiais do QP da Força Aérea – especialidade Polícia Aérea, Básico de Comando, Promoção a Oficial Superior e outros específicos da especialidade.
No âmbito NATO, é detentor dos Force Protection Officer Course, Military Police Officer Course, Security Course, Chemical Biological Radiologic and Nuclear Warning and Report System Course – Manual Procedures e Chemical Biological Radiologic and Nuclear Analysis Course.
Na Força Aérea exerceu várias funções, realçando-se o Comando de Subunidades de Polícia Aérea nos diferentes escalões, incluindo a de Comandante da Esquadra de Polícia Aérea da Base Aérea nº 6, Montijo, a Chefia do Estado-Maior do Comando da Zona Aérea dos Açores e, por inerência, a de membro da Comissão Bilateral Técnica ao abrigo do Acordo Técnico Portugal-EUA sobre a utilização da Base das Lajes.
Ainda no Ramo, chefiou o Gabinete Coordenador de Segurança Militar da Força Aérea, tendo sido também responsável pela edificação da Unidade de Proteção da Força (UPF), atual Núcleo de Operações Táticas de Projeção (NOTP) da Força Aérea.
Fora do Ramo, exerceu funções de Ajudante Campo de S.Exa. o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Staff Officer no NATO Allied Joint Force Command Lisbon, Action Officer no Military Planning and Conduct Capability (MPCC) em Bruxelas e Chefe da Repartição de Planeamento do Centro de Informações e Segurança Militares do Estado-Maior General das Forças Armadas.
Em contexto de operações militares internacionais, participou na qualidade de Force Protection Officer / Air Mobile Protection em Destacamentos Aéreos Nacionais (C-130), nos teatros de operações do Chade (EUFOR/TCHAD RCA) e do Afeganistão (NATO/ISAF).
Agraciado com vários louvores e condecorações nacionais e internacionais, destacando-se a Ordem Militar de Avis – Grau Comendador.
Exerce funções de coordenador da Área de Ensino Específico da Força Aérea no Instituto Universitário Militar, desde setembro de 2025.