CJEX - Combined Joint European Exercise

 

O Combined Joint European Exercise (CJEX) é um exercício multinacional que decorre em simultâneo nas escolas de estado-maior da Bélgica, Irlanda, Holanda, Portugal e Suécia e que se constitui como um elemento fundamental na preparação dos Oficiais Alunos que frequentam os Cursos de Estado-Maior Conjuntos (CEMC) destes cinco países, proporcionando-lhes a oportunidade de exercitar o Processo Planeamento de Operações da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) num ambiente multinacional.

A comunidade CJEX inclui dois círculos: o n.º 1 e o n.º 2. O círculo n.º 1 é constituído pela Alemanha, França, Espanha, Itália e Reino Unido. O círculo n.º 2 é constituído pela Bélgica, Holanda, Irlanda, Portugal e Suécia, sendo que a Holanda e a Bélgica apresentam uma organização conjunta.
Este exercício multinacional tem como propósito assegurar um período de formação num ambiente multinacional ao nível operacional, a fim de promover uma melhor compreensão dos desafios envolvidos no planeamento e coordenação de uma Operação de Resposta a Crises (CRO), tendo como objetivos:
•  Praticar o Processo de planeamento de operações da NATO através da Comprehensive Operations Planning Directive (COPD);
•  Melhorar as capacidades de trabalho conjuntas e multinacionais;
•  Melhorar o entendimento mútuo entre países da NATO e União Europeia (UE).
O programa do CJEX, inclui uma Parte Comum e um Programa Flexível. A Parte Comum é executada do mesmo modo, por todos os participantes e em todas as instituições de ensino, constituindo a principal via para a obtenção dos objetivos do CJEX. Esta Parte Comum, traduz-se num exercício de planeamento de uma CRO, incluindo os brífingues e discussões associados. O Programa Flexível, incorpora também uma apresentação efetuada pelos alunos sobre as Forças Armadas de cada um dos países intervenientes e quais os processos de mudança a estas associados. Inclui ainda um programa social e cultural, num dia a estabelecer por cada uma das Escolas, com o intuito de dar a conhecer o património sociocultural de cada país.
No Instituto Universitário Militar, o planeamento e a condução do CJEX é da responsabilidade da Área de Ensino de Operações Militares. 

Visit lbetting.co.uk how to sing-up at ladbrokes