SEMINÁRIO DE OPERAÇÕES DO CURSO DE ESTADO-MAIOR CONJUNTO 2018/19

Decorreu no passado dia 06 de maio de 2019, no Instituto Universitário Militar, o Seminário de Operações do Curso de Estado-Maior Conjunto (CEMC) 2018/19, no âmbito das atividades curriculares deste curso, sob responsabilidade da Área de Ensino de Operações Militares (AEOM), tendo como tema geral “A importância do planeamento logístico como fator potenciador do emprego de Forças e meios”.
Esta atividade letiva teve por Objetivo Geral, analisar, sintetizar e julgar informação e conhecimentos relacionados com o planeamento e execução de operações militares, aos níveis estratégico e operacional, visando proporcionar uma oportunidade de debate sobre a temática, complementando a matéria ministrada nas unidades curriculares lecionadas na AEOM.
O Seminário contou com a participação de entidades de reconhecido mérito profissional e em funções associadas ao tema, tendo por base uma palestra e um painel.

Abertura do Seminário pelo Comandante do IUM TGen Manuel Fernando Rafael Martins

Palestra  – Lieutenant-Colonel (Ret) Arnoud Melenhorst 

A Palestra teve como tema “The role of Log/Mov SME: Planning Considerations”, contando com a participação do Lieutenant-Colonel (Ret) Arnoud Melenhorst (RNLD-Army), NATO School Subject Matter Expert.

Painel  – Cor Tir S. Alves, Cor Tir L. Magalhães, Cor E. Filipe e Cor G. Domingos

O Painel teve como tema geral “Logística NATO e Nacional: JLSG; LCC G4; CLC”, o qual contou com a participação, por ordem de intervenção, do Coronel  Esteves Filipe, atualmente a desempenhar funções no NATO Rapid Deployable Corps - Spain Headquarters, cuja apresentação versou sobre “Logística conjunta NATO: JLSG”, do Coronel Gonçalves Domingos, anteriormente colocado no NATO Allied Land Command, que efetuou uma apresentação sobre “Logística de Componente: NATO LCC G4” e do Coronel Tirocinado Salvado Alves, cuja apresentação versou sobre “Logística Conjunta Nacional”. O painel contou, como moderador, com o Coronel Tirocinado Loureiro Magalhães, atualmente a desempenhar funções de coordenador da AEOM.

Visit lbetting.co.uk how to sing-up at ladbrokes