Notícias

Cessação de Funções do Diretor Técnico do Projeto 5, Tenente-Coronel de Artilharia, Carlos Miguel Siborro Leitão

No dia 24 de janeiro de 2020, decorreu na Escola Superior de Guerra (ESG) a despedida oficial do Diretor Técnico do Projeto 5, Tenente-Coronel de Artilharia, Carlos Miguel Siborro Leitão, tendo o evento sido presidido pelo Comandante Adjunto para a Educação Patriótica, Brigadeiro Martinho Stachapile, em representação do General Comandante da ESG. No decorrer da cerimónia foi realizada a entrega da nota de mérito, na qual se reconhece a prestação dos serviços prestados pelo TCor Art Siborro Leitão como DT do Proj 5 na ESG.
Na sequência da cerimónia de despedida realizou-se, num ambiente informal, um almoço convívio no qual foi possível uma vez mais estreitar os laços de amizade e camaradagem existente entre oficiais da ESG e os da Assessoria do Projecto 5.

18º Curso de Planeamento de Operações Psicológicas

O IUM ministrou, no período de 20 a 31 de janeiro a 18ª edição do Curso de Planeamento de Operações Psicológicas (CPOP), que visou habilitar os auditores que nele participaram, com os conhecimentos necessários para o desempenho de funções de estado-maior, no âmbito das Operações Psicológicas (PsyOps), de forças nacionais e internacionais.

“21 st Century Operations: the new supported operation”
Cor (Ref)(EUA) Jack Guy

Conferência "SOLDADOS DA PAZ PORTUGUESES EM ÁFRICA. AO SERVIÇO DAS NAÇÕES UNIDAS E DA UNIÃO EUROPEIA"

Decorreu no dia 30 de janeiro de 2020, no IUM uma palestra intitulada "SOLDADOS DA PAZ PORTUGUESES EM ÁFRICA. AO SERVIÇO DAS NAÇÕES UNIDAS E DA UNIÃO EUROPEIA". A palestra foi proferida pelo Doutor Pedro de Avillez. A sessão, que contou com a presença do Comandante do IUM, Tenente-General Rafael Martins, assim como de alguns elementos do corpo docente, auditores dos Cursos de Promoção a Oficial General e o Curso de Estado Maior Conjunto.

Visita de Estudo do Curso de Promoção a Oficial Superior da GNR

O Curso de Promoção a Oficial Superior (CPOS) 2019/2020 da Guarda Nacional Republicana e os oficiais da Área de Ensino Específico da Guarda (AEEGNR), realizaram nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2020, uma visita de estudo a Espanha. Visitaram o Comando Territorial de Badajoz (Comandancia), a Escola de Trânsito de Mérida, ambos da Guardia Civil, e ainda o Centro de Cooperação Policial e Aduaneiro (CCPA) de Caya/Elvas.

10º Curso de Formação Pedagógica de Professores

No âmbito do Projeto 5 de Cooperação no Domínio da Defesa entre Portugal e a República de Moçambique, decorreu no passado dia 31 de janeiro de 2020, no Instituto de Estudos Superiores de Defesa “Tenente-General Armando Emílio Guebuza” (ISEDEF) em Maputo, a Cerimónia de Encerramento do 10º Curso de Formação Pedagógica de Professores (CFPP), presidida pelo Vice-Comandante para a Área Administrativa, Brigadeiro David Munongoro, em suplência do Comandante do ISEDEF, Major-General Samuel Luluva.

Cerimónia de Encerramento do 10º Curso de Formação Pedagógica de Professores, (da esquerda para a direita): Diretor Técnico do Projeto 5, CFR Nuno Ranhola; Vice-Comandante para a Área Administrativa, Brigadeiro David Munongoro

Conferência sobre ''Japan-China Relations and Free and Open Indo-Pacific''

O Instituto Universitário Militar, recebeu dia 28 de janeiro, a Professora Doutora SHINO Watanabe, docente da Faculdade de Estudos Globais da Universidade de Sophia, em Tóquio, numa conferência subordinada ao tema ''Japan-China Relations and Free and Open Indo-Pacific''.

A sessão, que contou com a presença do Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão em Portugal, USHIO Shigeru, do Comandante do IUM, Tenente-General Rafael Martins, assim como de alguns elementos do corpo docente, auditores dos Cursos de Promoção a Oficial General e a Oficial Superior e foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro.

Visit lbetting.co.uk how to sing-up at ladbrokes