Major-General Joaquim José Carvalheira Baptista Veloso

Major-General Joaquim José Carvalheira Baptista Veloso

-

Curriculum Vitae

 

O Major-General ENGAED Joaquim José Carvalheira Baptista Veloso nasceu em Lisboa, em março de 1961. Ingressou na Força Aérea em 1979, é licenciado em Engenharia de Aeródromos pela Academia da Força Aérea, licenciado em Engenharia Civil e Mestre em Transportes pelo Instituto Superior Técnico. Entre os vários cursos que frequentou destaca-se o Airfield Pavement Engineer no Air Force Institute of Technology nos Estados Unidos da América em 1992, e os Cursos NATO Operational Logistics Planning Course e NATO Expeditionary Operations Course em 2007 e 2008.
Ao longo da sua carreira prestou desde 1990, serviço na Direção de Infraestruturas do Comando da Logística da Força Aérea, onde exerceu os cargos de Chefe de Seção de pavimentos aeronáuticos até 1996, Chefe de Seção de avaliação, programação e controlo até 2001 e Chefe de Repartição de Projetos até 2005, assumiu a Chefia do Gabinete de Programação e Controlo e o cargo de Subdiretor desde 2008 até Julho de 2015. Assumiu também as funções de Diretor Interino em 2010 e em 2015. Assumiu as funções de Diretor de Infraestruturas do Comando da Logística da Força Aérea em 30 de Julho de 2015.

Em acumulação de funções na Academia da Força Aérea, pertenceu ao Departamento de Ensino Universitário onde foi orientador da área científica de estruturas e construção civil, Diretor do Curso de Engenharia de Aeródromos, bem como professor responsável pela Cadeira de Aeródromos entre 2000 e 2005.
Exerceu em Organismos Internacionais o cargo de Chefe da Divisão de Engenharia, no Comando Operacional da NATO em Oeiras entre 2005 e 2008. Em 2007 participou nas operações NATO: AMIS – African Mission in Sudan e AMISSOM – African Mission in Somália, como Nato Senior Military Liason Officer.
Da sua folha de serviços constam 11 louvores nacionais e internacionais, dos quais um concedido pelo Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, três pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, seis por outros Oficias Generais e um por Entidades Militares Estrangeiras.
Possui, ainda, várias condecorações de que se salientam, a Ordem Militar de Avis no grau de Grande Oficial, quatro Medalhas de Serviços Distintos uma de grau Ouro e três de Prata, duas Medalhas de Mérito Militar de 1ª e 2ª Classes, Medalha de Mérito Aeronáutico de 1ª Classe, Medalhas de Comportamento Exemplar grau Ouro e Prata, Medalha comemorativa de Campanhas – Sudão, e duas Medalhas Estrangeiras de Operações Militares, uma da NATO e outra da União Africana.
Assumiu as funções de Diretor do Departamento de Estudos Pós-Graduados, no Instituto Universitário Militar, em 22 de Junho de 2018.
O Major-General ENGAED Joaquim José Carvalheira Baptista Veloso foi promovido ao atual posto em 06 de Dezembro de 2018, é casado, tem duas filhas e um neto.

 

Data de Referência: 19/12/2018