Major-General Jorge Filipe Marques Moniz Côrte-Real Andrade

Major-General Jorge Filipe Marques Moniz Côrte-Real Andrade 

-

Síntese Biográfica

 

Nasceu em Angola/Portugal, em 1962.

É subdiretor do Instituto Universitário Militar (IUM) e diretor do seu Centro de Investigação (desde 2014). É director do Curso de Promoção a Oficial General (desde 2016). É diretor e coordenador científico do Mestrado em «Ciências Militares – Segurança e Defesa», do IUM, e responsável pela Unidade Curricular (UC) de Planeamento Estratégico deste mestrado (desde 2014). É coordenador da Comissão Especializada sobre o Doutoramento em Ciências Militares (desde 2015).

Desempenhou funções nos grupos de trabalho do Conselho do Ensino Superior Militar (CESM) relacionados com: (i) a definição, caracterização das áreas fundamentais e reconhecimento das Ciências Militares; (ii) a definição das linhas de investigação e do programa de atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (ID&I) com interesse para a Segurança e Defesa; (iii) a auto-avaliação dos Estabelecimentos de Ensino Superior Público Universitário Militar (2012-2014).

Foi diretor do Exercício “FELINO 15” (na modalidade de «Forças no Terreno»), destinado a exercitar uma Força de Tarefa Conjunta e Combinada, constituída no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Operações de Apoio à Paz e de Ajuda Humanitária, sob a égide da Organização das Nações Unidas (2015). Foi chefe do Centro do Exercício conjunto “LUSITANO 16”, destinado a exercitar o comando e o controlo de forças conjuntas no planeamento e conduta de operações, a aplicação de procedimentos do «NATO Crisis Response System», bem como a articulação operacional entre as Forças Armadas e as Forças e Serviços de Segurança no âmbito da estratégia nacional de combate ao terrorismo (2016).

Foi representante da Defesa Nacional no painel «Systems and Analysis Studies da Science and Technology Organization/NATO» (2011-2014).

Foi oficial do Estado-Maior Internacional da Divisão de Planeamento e Política do «Supreme Headquarters of Allied Powers in Europe/NATO», nos domínios das relações NATO-União Europeia, do Diálogo do Mediterrâneo e da Iniciativa de Cooperação de Istambul (2003-2006).

Desempenhou funções de comando, direcção, chefia, de estado-maior ou de docência em diversas Unidades do Exército Português, nomeadamente na Brigada Mecanizada Independente, no Estado-Maior do Exército, na Direção da Arma de Engenharia, no Comando da Logística, no Instituto de Altos Estudos Militares, na Academia Militar e na Escola Prática de Engenharia.

Foi Adjunto do General Chefe do Estado-Maior do Exército (2006-2007), Comandou a Escola Prática de Engenharia (2007-2009) e foi Chefe de Gabinete do Comandante da Logística do Exército (2009-2010).

Desempenhou funções de planeamento e programação na Divisão de Operações do Estado-Maior do Exército, de adjunto do Perito Militar Principal de Portugal na FINABEL (organização das Forças Terrestres de 17 países membros da UE), e, cumulativamente, de docência no Instituto de Altos Estudos Militares e na Academia Militar (1995-2001).

Foi 2ª comandante do Regimento de Engenharia nº1 (2001-2003), onde, por inerência de funções, desempenhou atividades de Cooperação Técnico-Militar com a República de Moçambique.

Na Academia Militar (AM), foi diretor do seu Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação e chefe do Gabinete de Estudos, Planeamento, Avaliação e Qualidade. Foi responsável pelas UC de Metodologias e Técnicas de Apoio à Decisão (2011-2014) e de Processos Sociais de Decisão (2012-2014), respetivamente no Mestrado em Guerra de Informação e no Mestrado em Liderança – Pessoas e Organizações, ambos da AM (2011-2014).

Foi docente convidado da UC de Sistemas Periciais, do Mestrado de Sistemas de Informação Geográfica, no Instituto Superior Técnico (2001-2003).

É licenciado em Ciências Militares, na especialidade de Engenharia, pela Academia Militar (1986). Possui o «Engineer Officer Advanced Course» do Exército dos EUA (1989) e o curso de Estado-Maior do Instituto de Altos Estudos Militares (1995).

É Doutorado em Engenharia de Sistemas – Apoio à Decisão (2000) – e Mestre (1995), pelo Instituto Superior Técnico/Universidade de Lisboa.

Possui o curso de Promoção a Oficial General do Instituto de Estudos Superiores Militares (2011).

Tem trabalhos científicos e artigos publicados, a nível nacional e internacional.

 

Data de Referência: 16-06-2017

 

Visit lbetting.co.uk how to sing-up at ladbrokes