Tenente General Manuel Fernando Rafael Martins

 

 Tenente General Manuel Fernando Rafael Martins

Curriculum Vitae

 

 

O Tenente General Piloto Aviador, Manuel Fernando Rafael Martins, (57) casado, com dois filhos é natural de Alcaravela, Concelho de Sardoal.

Ingressou na Força Aérea, como Oficial Miliciano, em janeiro de 1979 e na Academia da Força Aérea (AFA) em 1980. Concluiu o curso de Pilotagem na Base Aérea de Reese, Texas, USA, em dezembro de 1985, tendo para o efeito, voado nas aeronaves Chipmunk, T-41, T-37, T38.

Em 1986 foi colocado na Base Aérea de Monte Real para operar o A-7P Corsair na Esquadra 302 - Falcões. Desempenhou várias funções e foi designado Piloto de Demonstração de Performance do A-7P. Foi Piloto Instrutor e Comandante de Esquadra em voo, tendo acumulado cerca de 1400 horas de voo em aeronaves de alta performance.

Após o Curso de Promoção a Oficial Superior, então designado Geral de Guerra Aérea, viria a ser colocado na Academia da Força Aérea como docente e Diretor dos Cursos de Pilotagem Aeronáutica. Durante esta colocação frequentou o Mestrado em Estratégia, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas de Lisboa, tendo alcançado o grau académico de Mestre.

Posteriormente foi nomeado para comandar a Esquadra de Voo caça/combate (ESQ304) na Base Aérea Nº5 em Monte Real.

Em 1997 viria a ser nomeado para a Comissão de Serviço na Base Aérea NATO em Geilenkirchen – Alemanha, como piloto de AWACS/Boeing 707. Durante a referida comissão participou em Operações reais de apoio à Paz, na Bósnia, e Kosovo – Operação Allied Force - e nas operações aéreas pós 11 setembro na Operação Enduring Freedom, como Piloto Comandante da aeronave AWACS.

Comandou a Unidade Nacional de Apoio (NSUPO) e vários destacamentos da Componente NAEW, tendo cumulado cerca de 1500 horas em Boeing 707.

Regressou a Portugal em março de 2002, tendo sido colocado no Gabinete de Prevenção de Acidentes da Inspecção-geral da Força Aérea (IGFA), para a Chefia da Área de Segurança de Voo, até 2006. Durante este periodo, foi o elemento coordenador da Comissão Central de Investigação (COCINV), representante nacional “Air Forces Flight Safety Committee – Europe”, tendo participado e coordenado, activa e intensamente na investigação de cinco acidentes com aeronaves. Integraria ainda o grupo coordenador para a implementação do programa CISM “Critical Incident Stress Management” na FA, exercendo, em simultâneo, funções de docência na Academia da Força Aérea no domínio da Prevenção e Investigação de Acidentes – Segurança de Voo.

Em 2003 foi qualificado Instrutor de “Crew Resource Management” no Reino Unido. Em novembro de 2005 obteve a qualificação de “Enqueteur Technique D’Accident D’Aviation” pelo “Institut Français de Securité Aerienne - IFSA”. Desempenhou as funções de Director do Curso de Promoção a Oficial Superior da Força Aérea no Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM) de 2006 a 2008.

Foi Comandante da Base Aérea de Beja entre 2008 e 2009, tendo qualificado na aeronave A-jet.

Após o comando seria nomeado Inspetor de Operações na IGFA.

Após o Curso de Promoção a Oficial General, foi Coordenador para a Área de Ensino de Operações no IESM, atual Instituto Universitário Militar (IUM).

Assumiu as funções de 2º Comandante da Academia da Força Aérea, de setembro de 2012 a dezembro 2013, data em que seria nomeado Sub-Chefe do Estado Maior da Força Aérea e Chefe de Gabinete da Autoridade Aeronáutica Nacional em regime de acumulação, cargos que exerceu até á sua indigitação para Comandante da AFA, em outubro de 2016.

Em dezembro de 2017 foi promovido a Tenente General e tomou posse como Comandante do Pessoal da Força Aérea.

Em janeiro de 2018 foi nomeado Secretário do Conselho Superior de Defesa Nacional, cargo que mantém em regime de acumulação.

É autor de vários artigos publicados em revistas nacionais e estrangeiras, e foi revisor científico do Instituto Universitário Militar.

Em 15 de março de 2019 tomou posse como Comandante do IUM.

É condecorado com medalhas de Serviços Distintos, Mérito Militar, Mérito Aeronáutico da Força Aérea Portuguesa, Mérito Aeronáutico da Força Aérea Brasileira, Medalhas de Campanha NATO, e Medalha de Comportamento Exemplar.

É casado com Esmeralda Martins e tem um filho, Miguel e uma filha, Laura.

 

 

Data de Referência: 15/03/2019 

 

Visit lbetting.co.uk how to sing-up at ladbrokes