Pós-Graduação em Informações Militares

 

FINALIDADE E OBJETIVOS

O CPG IM qualifica militares e civis das FA, elementos das FSS, SIRP e outros Quadros da Administração Pública, para, no âmbito das suas funções, a desenvolverem juízos e avaliações tendo em consideração todas as complexidades que o atual contexto internacional comporta, bem como aprofundar os conhecimentos teóricos e enquadrantes inerentes às Informações.

ENQUADRAMENTO LEGAL

O Curso de Pós-Graduação em Informações Militares (CPG IM) é um curso de especialização que visa ampliar e aprofundar o conhecimento necessário para o exercício das funções de Informações em Unidades, Estabelecimentos ou Órgãos de Informações das Forças Armadas, em Forças e Serviços de Segurança (FSS), Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) e outros Organismos da Administração Pública.

O CPG IM, integrado no processo de formação ao longo da carreira, é compatível com as normas gerais da estrutura e avaliação curricular praticada nos ciclos de estudos no âmbito do Ensino Superior Militar (ESM). Sem, per se, conferir grau académico, possibilita a realização de outros estudos no âmbito da Segurança e Defesa.

O curso poderá ser frequentado por militares de Países Amigos e Aliados, nos termos do regime de acesso superiormente definido. 

CRÉDITOS

O Curso é constituído por 5 Unidades Curriculares, das quais 3 de 3 ECTS, 1 de 2 ECTS, e 1 de 1 ECTS, totalizando 12 ECTS.

 

DURAÇÃO DO CURSO

A estrutura base do curso tem a duração de 14 semanas, sem incluir feriados, em horário diurno e em regime de não exclusividade.

  

HABILITAÇÕES CONFERIDAS NO FINAL DO CURSO

A conclusão com aprovação do curso (12 ECTS) confere um diploma de Pós-graduação em Informações Militares.

 

CONDIÇÕES DE ADMISSÃO AO CURSO

O CPG IM destina-se a militares e civis dos quadros das Forças Armadas (FA), encontrando-se aberto à participação de quadros das Forças e Serviços de Segurança (FSS), Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) e outros quadros da Administração Pública, desde que, sejam detentores de uma licenciatura concedida por um estabelecimento de ensino superior português, ou com habilitações equivalentes, legalmente reconhecidas. Em casos devidamente justificados, e tendo em vista o curriculum, poderá o Conselho Científico do IUM considerar outros casos, de acordo com a legislação em vigor.

 

 

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

Estão previstas 15 vagas institucionais, distribuídas da seguinte maneira:

  • 3 vagas para o EMGFA;
  • 2 vagas para o IUM;
  • 2 vagas para a Marinha;
  • 2 vagas para o Exército;
  • 2 vagas para a Força Aérea;
  • 2 vagas para a GNR;
  • 2 vagas para o SIRP;

 

As restantes vagas estão disponíveis para casos particulares, nomeadamente, candidatos independentes que satisfaçam os requisitos de admissão, mas que não concorram pelas suas Instituições, e vagas adicionais requeridas institucionalmente.

O Júri de Seleção terá em conta os seguintes elementos:

  1. Distribuição institucional equitativa;
  2. Funções de Chefia/Coordenação no domínio da Informações;
  3. Desempenho atual de funções no domínio da Informações;
  4. Avaliação Curricular.

 

PRAZOS

  • O concurso está aberto entre 29 de julho a 20 de setembro de 2019.

     

FORMALIZAÇÃO DA CANDIDATURA

  • (a) Todas as candidaturas deverão ser enviadas para o correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • Todos os candidatos admitidos devem, no ato de matrícula, apresentar os comprovativos do grau académico, bem como o cartão de cidadão ou passaporte

DOCUMENTAÇÃO ENQUADRANTE

PONTO DE CONTACTO

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / Mil 226028/ Civ +351 213002128

 

Coordenador de Curso: Coronel Tirocinado Francisco José Fonseca Rijo

 

Visit lbetting.co.uk how to sing-up at ladbrokes