Mestrado em “Ciências Militares – Segurança e Defesa”

 

FINALIDADE E OBJETIVOS

O Mestrado em “Ciências Militares – Segurança e Defesa” visa proporcionar uma formação avançada ao nível operacional e estratégico do emprego de forças militares e desenvolver competências gerais e específicas vocacionadas para o desempenho de funções em estados-maiores conjuntos nacionais e internacionais, nas estruturas superiores das Forças Armadas e da Defesa Nacional, e em organizações nacionais e internacionais.

Sem prejuízo da sua componente essencialmente militar, implica conhecimentos da realidade envolvente de âmbito nacional e internacional, de natureza política, estratégica, social, económica e cultural. Pretende-se o desenvolvimento de atividades de carácter prático, em ambiente de grupo, de modo a fomentar a atualização de informação e a reflexão conjunta, bem como proporcionar a livre expressão de ideias em ambiente favorável à troca de experiências e elaboração de planos integrados.

 

ENQUADRAMENTO LEGAL

O Mestrado em Ciências Militares – Segurança e Defesa está organizado de acordo com o estipulado no Decreto-Lei nº249/2015, de 28 de outubro, no Estatuto do IUM, publicado em anexo ao mesmo Decreto-lei, e através do Regulamento do Mestrado em Ciências Militares – Segurança e Defesa do IUM, aprovado em julho de 2016.

O ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre foi acreditado por decisão do 31 de outubro de 2012 do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), com a correspondência do primeiro ano curricular, ao conteúdo do Curso de Estado-Maior Conjunto.

 

CRÉDITOS

O curso está organizado segundo o sistema europeu de acumulação e transferências de créditos (ECTS). O número total de créditos necessário à obtenção do grau de mestre é de 120 ECTS.

Após a conclusão com aproveitamento dos dois primeiros semestres é atribuído um diploma de pós-graduação, sendo o número total de créditos obtidos de 60 ECTS. A dissertação decorre durante os 3º e 4º semestres e corresponde a 60 ECTS.

 

DURAÇÃO DO CURSO

A estrutura curricular do ciclo de estudos conducentes à obtenção do grau de mestre, corresponde para os dois primeiros semestres à estrutura curricular do Curso de Estado-Maior Conjunto, e para os 3º e 4º semestres a 1500 tempos de trabalho (incluindo 23 tempos de contato) que se destinam à elaboração e defesa pública da dissertação.

 

HABILITAÇÕES CONFERIDAS NO FINAL DO CURSO

Em cumprimento do disposto no nº 6 do Artigo 4º do Decreto-Lei nº 37/2008, de 5 de Março, o grau de Mestre em Ciências Militares – Segurança e Defesa é conferido a todos os alunos que tenham concluído a totalidade das unidades curriculares do plano de estudos e tenham obtido aproveitamento nas provas públicas de defesa da Dissertação.

 

CONDIÇÕES DE ADMISSÃO AO CURSO

No ano lectivo de 2018/19, podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:

  • Os detentores do curso de pós-graduação em Ciências Militares – Segurança e Defesa, frequentado nos anos letivos 2012/13, 2013/14, 2014/15, 2015/16, 2016/17 e 2017/18;
  • Oficiais estrangeiros, aos quais seja reconhecido um currículo escolar, científico ou profissional adequado para a realização deste ciclo de estudos.

 

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

  • Os candidatos à matrícula serão selecionados pelo Comandante do IUM com base no parecer do Conselho Científico do IUM, tendo em conta os seguintes parâmetros:

1.Curriculum Profissional;

2.Curriculum Académico;

  • Poderá ser ainda exigida uma entrevista e/ou uma prova escrita como critério complementar.

 

PRAZOS

  • Período de Candidatura: 10 de setembro a 04 de outubro de 2018;
  • Período de Seleção dos Candidatos: 08 a 12 de outubro de 2018;
  • Período de Matrícula e Inscrição: 15 a 26 de outubro de 2018;
  • Entrega de Dissertação e Pedido de Provas Públicas: 31 de julho de 2019.

Os candidatos que não efetuem matrícula nos prazos estabelecidos ficam impedidos de se matricular fora do prazo, podendo efetuar candidatura ao ciclo de estudos em fase posterior, caso esta venha a ocorrer.

 

FORMALIZAÇÃO DA CANDIDATURA

  • A candidatura é dirigida ao Comandante do IUM e deverá ser efetuada no Gabinete de Planeamento e Programação do IUM.

 

  • Lista de documentos necessários à instrução do processo de candidatura, sendo considerados como obrigatórios, sob pena de exclusão, os indicados nos pontos 1. a 5.:

1. Requerimento da Candidatura, conforme impresso do IUM;

2. Proposta de tema e de projeto de investigação da dissertação;

3. Fotocópia do Bilhete de Identidade ou cartão do cidadão ou outro documento de identificação para o caso de candidatos estrangeiros;

4. Certificado de habilitações;

5. Certificado das disciplinas dos cursos de que o candidato é portador, assim como a classificação e respetivos créditos;

6. Curriculum Vitae (1 exemplar);

7. Nos casos dos candidatos previstos em 2.b. (1), despacho de autorização do Chefe de Estado-Maior do Ramo respetivo ou Comandante Geral da GNR;

8. Nos casos dos candidatos previstos em 2.b. (2), declaração de autorização pela entidade competente.

  • Outros documentos que o candidato considere pertinentes para apreciação do seu mérito curricular;

 

DOCUMENTAÇÃO ENQUADRANTE

 

PONTO DE CONTACTO

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / Mil 226052/ Civ +351 213002152

 

Diretor do Curso – Major-General Jorge Côrte-Real Andrade

 

Visit lbetting.co.uk how to sing-up at ladbrokes