CPOG - Curso de Promoção a Oficial General

 

  • FINALIDADE E OBJETIVOS

O Curso de Promoção a Oficial General (CPOG) está organizado de acordo com o estipulado no Decreto-Lei n.º 161/2005, de 22 de setembro, republicado através do Decreto-lei nº 27/2010 de 31 de março, e no Estatuto do IESM, publicado através do Decreto-lei nº 28/2010 de 31 de março, tendo por finalidade complementar a preparação dos Capitães-de mar-e-guerra e dos Coronéis nomeados para o curso para o exercício das funções inerentes aos altos cargos de Comando, Direção e Estado-Maior, no mais elevado escalão. O CPOG constitui condição especial de promoção a Oficial General.

O CPOG tem como principais objetivos:

    • Disponibilizar informação, fomentar a reflexão e promover a discussão que permitam aos Oficiais Auditores produzir conhecimento acrescido aos níveis conceptual, doutrinário e sistémico, tendo em vista complementar a sua formação ao longo da carreira;
    • Desenvolver o entendimento comum dos problemas da segurança e da defesa, muito em especial no que respeita à atividade de Defesa Nacional, enquadrando-os numa perspetiva essencialmente político-estratégica;
    • Desenvolver e aperfeiçoar capacidades de comunicação, análise, síntese e argumentação, tendo em vista aprofundar uma visão global e prospetiva sustentada que, em conjugação com uma dimensão de relacionamento interpessoal, possa contribuir para a qualidade no desempenho de cargos de gestão de topo e da mais elevada hierarquia das Forças Armadas.

 

  • ENQUADRAMENTO LEGAL

Pelo estabelecido no Estatuto dos Militares das Forças Armadas (EMFAR), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 236/99, de 25 de Junho, e republicado e renumerado pelo Decreto-Lei n.º 197-A/2003, de 30 de Agosto, nomeadamente na alínea a), do artigo 243º e na alínea a) do artigo 245º, o Curso Promoção a Oficial General, constitui condição especial de promoção a Oficial General.

 

  • ESTRUTURA DO CURSO

O Curso compreende uma componente formativa comum e conjunta frequentada pelos três ramos das Forças Armadas e uma componente formativa específica de cada ramo.

O Plano de Estudos relativo à componente formativa específica de cada ramo, bem como os respetivos regimes de avaliação, são definidos pelo Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) sob proposta dos Chefes de Estado-Maior de cada ramo das Forças Armadas, precedido de pareceres do conselho científico e do conselho pedagógico do IUM.

O Plano de Estudos relativo à componente formativa comum e conjunta, bem como o respetivo regime de avaliação, são definidos pelo Comandante do Instituto Universitário Militar, precedido de pareceres do conselho científico e do conselho pedagógico do IUM.

O CPOG compreende um conjunto de matérias relativas a três grandes áreas do conhecimento: Estratégia, Administração e Operações.
À frequência do Curso de Promoção a Oficial General correspondem 60 unidades de crédito (ECTS).

 

    • Áreas científicas

ÁREA CIENTÍFICA

SIGLA

CRÉDITOS

OBRIGATÓRIOS

OPTATIVOS

CIÊNCIAS MILITARES

CM

23,0

 

ESTRATÉGIA

E

12,5

 

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS

AR

11,0

 

OPERAÇÕES MILITARES

OM

7,5

 

CIÊNCIAS MILITARES NAVAIS

CMN

 

6,0

CIÊNCIAS MILITARES TERRESTRES

CMT

 

6,0

CIÊNCIAS MILITARES AERONÁUTICAS

CMA

 

6,0

TOTAL

54,0

6,0

 

    • Unidades Curriculares
      • Estratégia
      • Administração
      • Operações Militares
      • Operações Militares Navais
      • Operações Militares Terrestres
      • Operações Militares Aeronáuticas
      • Discussão dirigida (trabalho individual)
      • Trabalho de Investigação Individual

 

  • DURAÇÃO DO CURSO

O CPOG decorre em um ano letivo, com uma duração aproximada de 38 semanas de calendário, incluindo as férias escolares e feriados. A componente formativa comum e conjunta do CPOG tem cerca de 34 semanas de duração enquanto que a componente formativa específica de cada ramo tem cerca de 4 semanas de duração.

 

  • HABILITAÇÕES CONFERIDAS NO FINAL DO CURSO

Em cumprimento do disposto no nº 6 do artº. 4º. do Decreto-Lei nº37/2008, de 5 de março, o Diploma de Curso do Curso de Promoção a Oficial General é atribuído aos Auditores que tenham realizado 60,0 ECTS correspondentes a um ano curricular de trabalho. Embora sejam optativas, as unidades curriculares compreendidas nas áreas científicas das “Ciências Militares Navais”, das “Ciências Militares Terrestres” e das “Ciências Militares Aeronáuticas” são de frequência obrigatória por parte dos Auditores do respetivo ramo das Forças Armadas, isto é, respetivamente da Marinha, do Exército e da Força Aérea.

 

  • CONDIÇÕES DE ADMISSÃO AO CURSO

Frequentam o CPOG, em regime de exclusividade, os oficiais dos Quadros Permanentes das Forças Armadas, com o posto de Capitão-de-Mar-e-Guerra/Coronel, nomeados para o efeito.

 

  • PONTO DE CONTACTO

Diretor do Curso – Major-General Jorge Filipe Marques Moniz Côrte-Real Andrade

 

Ministério da Defesa Nacional

Estado-Maior General das Forças Armadas

Instituto Universitário Militar

Curso de Promoção a Oficial General

Diploma de Curso do Curso de Promoção a Oficial General

Ciências Militares

Ano Único

Unidades Curriculares

Área Científica

Tipo

Tempo de Trabalho (horas)

Créditos

 

Observações

Total

Contacto

T

TP

PL

TC

S

E

OT

O

Estratégia (E))

E

Semestral

312,5

2

20

 

84

98

 

6

24

12,5

 

Administração (A)

AR

Semestral

275

16

10

4

52

76

 

6

24

11,0

 

Operações Militares (OM)

OM

Semestral

187,5

21

54

 

36

18

 

 

15

7,5

 

Ciências Militares Navais (CMN)

CMN

Semestral

150

14

4

 

 

62

 

 

 

6,0

optativa

Ciências Militares Terrestres (CMT)

CMT

Semestral

150

11

49

 

 

20

 

 

 

6,0

optativa

Ciências Militares Aeronáuticas (CMA)

CMA

Semestral

150

6

 

 

30

44

 

 

 

6,0

optativa

Discussão Dirigida (Trabalho Individual) (DiDi)

CM

Semestral

125

 

32

 

 

 

 

 

 

5,0

 

Trabalho de Investigação Individual (TII)

CM

Anual

450

 

 

 

 

 

 

 

64

18,0

 

Síntese do plano de estudos

 

Visit lbetting.co.uk how to sing-up at ladbrokes