"A Geopolítica do Alargamento da NATO: Imperativos e Desafios"

O Instituto Universitário Militar (IUM) vai debater, no próximo dia 27 de novembro, “A Geopolítica do Alargamento da NATO: Imperativos e Desafios”. O evento, que seguirá o formato de Mesa-Redonda, contará com a participação de um conjunto de entidades militares e civis, com reconhecida experiência e conhecimentos no tema.  Para além da intervenção das entidades convidadas, será ainda contemplado um período de debate com a audiência. 

1º Curso Internacional de Estudos de Segurança Interna

Teve início no dia 11 de novembro o I Curso Internacional de Estudos de Segurança Interna, o curso destina-se a quadros superiores e dirigentes das estruturas do Estado e da Sociedade Civil nacionais ou estrangeiros, e garante formação avançada na área das Ciências Militares, em especial, na área nuclear dos Estudos de Segurança Interna e dos Fenómenos Criminais.
Entre os dias 11 e dia 22 de novembro são esperados 54 especialistas nacionais e estrangeiros que virão partilhar o seu conhecimento com os auditores deste curso.

 

 

I Curso Internacional de Estudos de Segurança Interna

O Instituto Universitário Militar irá promover a realização do I Curso Internacional de Estudos de Segurança Interna entre os dias 11 e 22 de novembro de 2019. O referido curso destina-se a proporcionar a quadros superiores e dirigentes das estruturas do Estado e da Sociedade Civil nacionais ou estrangeiros, ou outros candidatos cujo currículo profissional dê garantias de habilitação suficiente para a sua frequência, nomeadamente de países de língua oficial portuguesa (CPLP), formação avançada na área das Ciências Militares, em especial, na área nuclear dos Estudos de Segurança Interna e dos Fenómenos Criminais.

Consulte o aqui edital de candidatura e o programa.

Aceda à ficha de inscrição aqui.

 

Comemorações dos 70 Anos da NATO

Teve início no dia 1 de abril o ciclo de seminários para assinalar os 70 anos da assinatura do Tratado de Washington. Os seminários realizados pelo IUM em parceria com diversas universidades do país, que contaram com a participação de ilustres convidados civis e militares, nos quais se procurou traduzir e relevar a importância da Organização do Tratado do Atlântico Norte e o envolvimento nacional na mesma.
Em 1 de abril, na Universidade da Madeira os conferencistas abordaram as seguintes temáticas:
General Araújo Pinheiro “A NATO aos 70, uma Aliança em movimento”; Comodoro Silva Ribeiro, Major-general Perestrelo e Brigadeiro-general Eduardo Faria “A participação de Portugal em missões da NATO”; Professor Doutor Rui Carita “A Região Autónoma da Madeira (RAM) e a OTAN” e Professor Doutor Freitas Rodrigues “A Madeira e o Atlântico português na fundação da OTAN”.

Visit lbetting.co.uk how to sing-up at ladbrokes