CURSO DE INTRODUÇÃO À ESTRATÉGIA 2019

Decorreu, entre 17 e 19 de junho de 2019, no IUM, o Curso de Introdução à Estratégia (CIE), inserido no Estágio para Oficiais e Sargentos indigitados para os Cargos de Adido de Defesa e de Arquivista / Amanuense, cuja Entidade Primariamente Responsável é o Gabinete de Ligação aos Adidos de Defesa e Militares do Centro de Informações e Segurança Militar do EMGFA.
O CIE desenvolveu-se em três módulos (fundamentos teóricos, ameaças e conflitos e enquadramento nacional) que, na sua globalidade, concorrem para uma melhor compreensão de Portugal e do mundo, ambos no domínio da estratégia.

Conferência bienal sobre militares e sociedade, organizada pelo ISCTE

Decorre em Lisboa a conferência bienal sobre militares e sociedade, organizada pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, em Lisboa, Portugal (https://www.iscte-iul.pt/). As datas da conferência são de 17 a 21 de junho de 2019, e pelo Grupo Europeu de Investigação Militar e Social (ERGOMAS).

No âmbito da interação entre este evento e o Instituto Universitário Militar, o Professor David Last, Secretário da International Society of Military Sciences (ISMS), honrou o IUM com uma visita.

Cerimónia de Despedida da Assessoria Temporária das Áreas de Ensino Específico

No âmbito Projeto 5 de Cooperação no Domínio da Defesa entre Portugal e Moçambique, decorreu no passado dia 04 de junho de 2019, no Instituto de Estudos Superiores de Defesa “Tenente-General Armando Emílio Guebuza” (ISEDEF) em Maputo, a Cerimónia de Despedida da Assessoria Técnico Temporária (ATT) da Área de Ensino Específico da Marinha, do Exército e da Força Aérea do Instituto Universitário Militar (IUM), ao 6º Curso de Estado-Maior Conjunto (CEMC) das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), cerimónia que foi presidida pelo Vice-Comandante para a Área Académica do ISEDEF, Brigadeiro Francisco Mataruca.

Intervenção do Vice Académico Brigadeiro Francisco Mataruca que presidiu à cerimónia

Visit lbetting.co.uk how to sing-up at ladbrokes