Centro de Investigação

Missão

O Centro de Investigação em Segurança e Defesa (CISD) tem por missão:

  • Promover ou participar, em colaboração com outras instituições da comunidade científica nacional ou internacional, na realização de projetos de ID&I e na divulgação de conhecimento científico, nomeadamente em áreas de interesse para a segurança e defesa nacional;
  • Apoiar atividades de investigação, desenvolvimento e inovação no âmbito dos estudos pós – graduados;
  • Promover, em articulação com os centros de ID&I das unidades orgânicas autónomas, atividades de ID&I que visem a produção científica, a formação metodológica dos alunos, a qualificação do corpo docente, a procura de novas soluções pedagógicas, a melhoria do ensino em geral e o desenvolvimento do conhecimento em áreas de especial interesse para a segurança e defesa.

 

Destaques



Revista de Ciências Militares Vol. VI N.º2

 

Já se encontra disponível para consulta a versão digital do Volume VI - número 2, de novembro de 2018, da Revista de Ciências Militares (RCM).

A RCM é uma publicação científica, editada em duplo formato - digital (bilingue português-inglês) no sitio do IUM, e impressa - e tem uma periodicidade definida de dois número por ano (maio e novembro).

Na presente edição, a opção editorial foi a de apresentar aos leitores da RCM um conjunto de oito artigos científicos elaborados por vários autores militares e civis, portugueses e brasileiros, referentes a diversas matérias, todas elas caracterizadas pelo facto de se enquadrarem no âmbito das Ciências Militares. A este conjunto, acrescem duas recensões sobre duas obras internacionais.

 

A todos os leitores, a Revista de Ciências Militares expressa votos de proveitosa leitura.

CADERNOS DO IUM N.º 28 e N.º 29

 

Dando continuidade à linha editorial Cadernos do IUM, informamos que já se encontram disponíveis para consulta a versão digital do  N.º 28, intitulado Gestão do conhecimento em contexto militar: o caso das Forças Armadas Portuguesas – publicação coordenada por Cor Tir Lúcio Barreiros dos Santos e a versão digital do N.º 29, intitulado A esquadra de superfície da marinha em 2038. Combate de alta intensidade ou operações se segurança marítima da autoria de CMG Nuno Sobral Domingues.

Visit lbetting.co.uk how to sing-up at ladbrokes