Centro de Investigação

Missão

O Centro de Investigação e Desenvolvimento do IUM (CIDIUM) tem por missão:

  • Promover ou participar, em colaboração com outras instituições da comunidade científica nacional ou internacional, na realização de projetos de ID&I e na divulgação de conhecimento científico, nomeadamente em áreas de interesse para a segurança e defesa nacional;
  • Apoiar atividades de investigação, desenvolvimento e inovação no âmbito dos estudos pós – graduados;
  • Assegurar a coordenação e a articulação entre os centros de ID&I das unidades orgânicas autónomas, tendo em vista o desenvolvimento das linhas de investigação nas áreas de interesse fundamentais da segurança e defesa nacional, potenciando as especificidades próprias na prossecução das áreas de interesse do IUM, das Forças Armadas e da GNR;
  • Promover, em articulação com os centros de ID&I das unidades orgânicas autónomas, atividades de ID&I que visem a produção científica, a formação metodológica dos alunos, a qualificação do corpo docente, a procura de novas soluções pedagógicas, a melhoria do ensino em geral e o desenvolvimento do conhecimento em áreas de especial interesse para a segurança e defesa.

 

Destaques



Revista de Ciências Militares Vol. V, N.º 1

 

Já se encontra disponível para consulta a versão digital do Vol. V, N.º 1, de maio de 2017, da Revista de Ciências Militares (RCM).

A RCM é uma publicação científica, editada em duplo formato - digital (bilingue português-inglês) no sitio do IUM, e impressa - e tem uma periodicidade definida de dois número por ano (maio e novembro).

Na presente edição, a opção editorial foi a de apresentar aos leitores da RCM um conjunto de oito artigos científicos elaborados por vários autores militares e civis, portugueses e brasileiros, referentes a diversas matérias, todas elas caraterizadas pelo facto de se enquadrarem no âmbito das Ciências Militares, as quais, integram as seguintes áreas: Estudo das Crises e dos Conflitos Armados; Operações Militares; Técnicas e Tecnologias Militares; Comportamento Humano e Saúde em Contexto Militar; e Estudos de Segurança Interna e dos Fenómenos Criminais. A este conjunto, acrescem duas recensões sobre duas obras internacionais, designadamente: Crescent of Crisis U.S. – European Strategy for the Greater Middle East (Ivo Daalder, Nicole Gnesotto e Philip Gordon, 2006) e The Echo of Battle: The Army’s Way of War (Brian McAllister Linn, 2007).

A todos os leitores, a Revista de Ciências Militares expressa votos de proveitosa leitura.

 

Cadernos IESM/IUM N.º 16

Dando continuidade à linha editorial do IUM, cabe-nos informar que já se encontra disponível para consulta a versão digital do Nº 16 dos Cadernos do IUM.

 

Os Cadernos do IESM/IUM: 

   1. Têm como principal objetivo divulgar os resultados da investigação desenvolvida no/sob a égide IUM, autonomamente ou em parcerias, que não tenha dimensão para ser publicada em livro;

   2. São publicados em  dois formatos: digital, no sítio do IUM, e impresso (em papel).

 

Expressamos a todos votos de proveitosa leitura.

 

Coleção ARES, N.º 17

Dando continuidade à linha editorial do IUM, informamos que já foi editado o N.º 17 da Coleção ARES, intitulado As Forças Armadas Portuguesas: Da Guerra do Ultramar à Atualidade - Evolução e Impactos, da autoria do Coronel Tirocinado João Pedro Rato Boga de Oliveira Ribeiro.

IUM Atualidade N.º7

 

Informamos que encontra-se disponível para consulta o N.º 7 do IUM Atualidade, que tem por título Regras e Normas de Autor no CIDIUM: Transversais e Específicas das Várias Linhas Editoriais, da autoria do Coronel Tirocinado Lúcio Agostinho Barreiro dos Santos e da Major Psicóloga Cristina Paula de Almeida Fachada.

Visit lbetting.co.uk how to sing-up at ladbrokes