DEPARTAMENTO POLITÉCNICO DO EXÉRCITO

A

Chefe do Departamento Politécnico do Exército
Coronel de Infantaria Carlos Abílio Cavacas Macieira

A

O Coronel Carlos Abílio Cavacas Macieira nasceu em Angola, tem 54 anos de idade e 36 anos de serviço. Foi promovido ao atual posto em 29 de setembro de 2019. Está habilitado com o Curso de Infantaria da Academia Militar, o Curso de Promoção a Capitão, o Curso Promoção a Oficial Superior e o Curso de Estado-Maior.

Ao longo da sua carreira, prestou serviço em várias Unidades e Estabelecimentos do Exército. No Batalhão de Infantaria Mecanizado desempenhou as funções de Comandante de Pelotão de Atiradores, Comandante de Pelotão de Apoio e 2º Comandante de Companhia.

Na Academia Militar foi professor Adjunto e Regente das Cadeiras de Armamento e de Sistemas de Armas de Infantaria.

No EME desempenhou funções nas Repartições de Organização e de Reequipamento, da Divisão de Planeamento de Forças e na Recursos Humanos da Divisão de Recursos.

No Gabinete do Tenente-General VCEME desempenhou as funções de Adjunto do Chefe de Gabinete e de Membro da Missão de Acompanhamento e Fiscalização das Viaturas PANDUR.

Na Brigada Mecanizada desempenhou as funções de Chefe do G9 e de Chefe do G1 do Estado-Maior Coordenador. Foi Comandante do 2º Batalhão de Infantaria Mecanizado de novembro de 2013 a setembro de 2016. Em 2016 foi Comandante da KTM na Kosovo Force. Esteve colocado no Joint Force Command Naples, em Itália, de julho de 2018 a outubro de 2021. Desde novembro de 2021 está colocado na Unidade Politécnica Militar como Chefe do Departamento Politécnico do Exército.

Da sua folha de serviços constam vários louvores, concedidos por Oficiais Generais e por outras entidades militares. Possui várias condecorações de que se salientam duas Medalhas de Serviços Distintos, a Medalha de Mérito Militar de 2ª classe, a Medalha de D. Afonso Henriques – Mérito do Exército de 2ª Classe, a medalha da cruz de São Jorge e as Medalhas de Comportamento Exemplar.

É casado com Maria Teresa Martins da Silva Macieira e tem dois filhos.

Instalações do Departamento Politécnico do Exército

A

Atentas as especificidades operacionais e funcionais militares, as necessidades e caraterísticas próprias da formação em contexto de trabalho e do treino militar e de segurança, os Cursos de Formação de Sargentos são ministrados nos departamentos politécnicos da UPM e, através destes, nas unidades, estabelecimentos ou órgãos dos ramos das Forças Armadas e da GNR.

No caso do Departamento Politécnico do Exército, o ensino é assegurado no âmbito das escolas e centros de formação do Sistema de Formação Profissional do Exército, com as adaptações necessárias às exigências do ensino superior, nomeadamente:

A

Escola de Sargentos do Exército – Formação Geral, localizada nas Caldas da Rainha.

A

Escola das Armas – Formação Técnica Armas, localizada em Mafra.

A

Escola dos Serviços – Formação Técnica Serviços, localizada na Póvoa do Varzim.

CURSOS LECIONADOS NO DEPARTAMENTO POLITÉCNICO DO EXÉRCITO DA UPM:

  • Curso de Formação de Sargentos de Administração Militar / Técnico Superior Profissional em Tecnologias Militares Terrestres – Administração Militar (registado e criado pelo Despacho n.º 5670/2020)
  • Curso de Formação de Sargentos de Artilharia / Técnico Superior Profissional em Tecnologias Militares Terrestres – Artilharia (registado e criado pelo Despacho n.º 4838/2020)
  • Curso de Formação de Sargentos de Cavalaria / Técnico Superior Profissional em Tecnologias Militares Terrestres – Cavalaria (registado e criado pelo Despacho n.º 5672/2020)
  • Curso de Formação de Sargentos de Engenharia / Técnico Superior Profissional em Tecnologias Militares Terrestres – Engenharia (registado e criado pelo Despacho n.º 5674/2020)
  • Curso de Formação de Sargentos de Infantaria / Técnico Superior Profissional em Tecnologias Militares Terrestres – Infantaria (registado e criado pelo Despacho n.º 5813/2020)
  • Curso de Formação de Sargentos de Serviço de Material / Técnico Superior Profissional em Tecnologias Militares Terrestres – Material – Mecânica de Armamento (registado e criado pelo Despacho n.º 6707/2020)
  • Curso de Formação de Sargentos de Serviço de Material / Técnico Superior Profissional em Tecnologias Militares Terrestres – Material – Mecânica de Eletricidade (registado e criado pelo Despacho n.º 6703/2020)
  • Curso de Formação de Sargentos de Serviço de Material / Técnico Superior Profissional em Tecnologias Militares Terrestres – Material – Mecânica de Eletrónica (registado e criado pelo Despacho n.º 6706/2020)
  • Curso de Formação de Sargentos de Serviço de Material / Técnico Superior Profissional em Tecnologias Militares Terrestres – Material – Mecânica de Viaturas (registado e criado pelo Despacho n.º 6704/2020)
  • Curso de Formação de Sargentos de Músicos e Clarins / Técnico Superior Profissional em Tecnologias Militares Terrestres – Músico Instrumentista e Clarim (registado e criado pelo Despacho n.º 6732/2020)
  • Curso de Formação de Sargentos de Pessoal e Secretariado / Técnico Superior Profissional em Tecnologias Militares Terrestres – Pessoal e Secretariado (registado e criado pelo Despacho n.º 6769/2020)
  • Curso de Formação de Sargentos de Transmissões / Técnico Superior Profissional em Tecnologias Militares Terrestres – Transmissões – Eletrónica e Rádio (registado e criado pelo Despacho n.º 6649/2020)
  • Curso de Formação de Sargentos de Transmissões / Técnico Superior Profissional em Tecnologias Militares Terrestres – Transmissões – Sistemas de Informação e Redes (registado e criado pelo Despacho n.º 6709/2020)
  • Curso de Formação de Sargentos de Transportes / Técnico Superior Profissional em Tecnologias Militares Terrestres – Transportes (registado e criado pelo Despacho n.º 5663/2020)