2ª Edição do Curso Avançado de Planeamento Militar Terrestre 2019

posted in: Notícias | 0

O IUM ministrou, no período de 06 a 31 de maio de 2019, a segunda edição do Curso Avançado de Planeamento Militar Terrestre, que visou ampliar e aprofundar as competências necessárias para o exercício das funções de estado-maior, no que respeita ao planeamento e emprego das Forças.

Esta ação de formação procurou desenvolver o raciocínio crítico e o pensamento criativo no âmbito do planeamento de operações terrestres, bem como a capacidade de análise, síntese e argumentação através da aplicação de metodologias direcionadas para a discussão e debate e com recurso a ferramentas inovadoras.
O curso foi precedido por uma preparação individual realizada com recurso ao e-learning que permitiu uma atualização dos conceitos doutrinários. Durante o curso foram abordados aspetos doutrinários relacionados com o emprego do poder militar terrestre nos altos escalões – divisão e comando de componente – foi aplicado o processo de decisão militar na resolução de um tema tático e foram, ainda, ministradas conferências sobre o planeamento estratégico no exército Português. Como parte integrante do curso foi também realizado um seminário internacional sobre o papel do Comando-Missão nas operações que possibilitou aos oficiais alunos aprofundar e debater assuntos atuais relacionados com o emprego da força terrestre nos atuais ambientes operacionais.

POC:
Diretor de Curso: Tenente-coronel de Cavalaria, Luis Filipe Quinteiros Morais
Email: morais.lfq@ium.pt

Deixe uma resposta